09/08/2013
Fiscalização Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal no início desta legislatura, o vereador Ricardo Saad (PSDB) aproveitou o recesso parlamentar para retomar as visitas as unidades de saúde da Capital.

Cuiabá possui hoje, seis Policlínicas, 63 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), e diversos Centros de Saúde;

Até o momento, percorremos os Centros de Saúde do bairro Novo Terceiro, Cidade Verde, Cidade Alta, Jardim Independência e CPA IV. Também visitamos os PSF do Despraiado, Altos da Boa Vista, 1º de Março, João Bosco Pinheiro, Três Barras, Jardim Umuarama e Drº Fábio, bem como as Policlínicas do CPA I, Verdão, Planalto e a UPA da Morada do Ouro

Infelizmente, grande parte das unidades de saúde que visitamos está em situação precária, no que diz respeito a estrutura. Duas, inclusive, os centros de saúde do Novo Terceiro e do CPA IV chegaram a receber placas anunciando a reforma. No entanto, elas nunca vieram. Por isso, a Prefeitura solicitou aos funcionários que retirassem as placas e a escondesse dentro da unidade. O curioso, é que as duas são do mesmo período, abril deste, com previsão de entrega em 90 dias. Ou seja, caso tivesse sido reformado, já estaria pronta. Ambas também estimavam um gasto próximo a R$ 60 mil.

Além disso, com exceção dos PSFs que possuem um médico em cada equipe, as demais unidades de saúde sofrem com a falta de médico. Grande parte dos Centros de Saúde só um ginecologistas atendendo. Os demais pacientes são encaminhados para as Policlínicas ou para a UPA. Isto faz com que ambas fiquem abarrotas de pacientes, em especial a UPA, uma vez que as Policlínicas também sofrem com a falta de médico.

“O serviço do SUS está centralizado, quando deveria estar descentralizado”, frisou.

Outro ponto que constatamos em grande parte das unidades visitadas foi a falta de material de limpeza, remédios e material básico de higiene como, papel higiênico e copo plástico. Em algumas, inclusive, falta material básico de atendimento como termômetro e  aparelho aferidor de pressão.

“Para manter o local limpo, os funcionários trazem material de limpeza de casa, ou fazem “cota” para comprar”, acrescentou o parlamentar indignado.

Assessoria de Gabinete