Início
NOTÍCIAS
15/08/2013
Allan apresenta projeto que proíbe concessionária de cobrar por caminhão pipa
A constante falta de água em vários bairros de Cuiabá e o fato de a concessionária dos serviços, a CAB Cuiabá, ainda cobrar pelo envio de caminhões pipa, motivaram o vereador Allan Kardec (PT) a apresentar um projeto de lei que impede a empresa de cobrar do cidadão que solicitar água por meio dos caminhões quando o líquido não chegar pela rede de distribuição. 

Para o vereador, o consumidor está sendo lesado e obrigado a pagar duas vezes pelo serviço a partir do momento que já paga a conta mensal sem receber água na torneira de forma regular. O projeto de lei número 19/2013 foi apresentado pelo vereador na sessão ordinária desta quinta-feira (15) e precisará passar pelas comissões internas da Casa para depois entrar na pauta de votação em plenário e ser apreciado pelos demais vereadores. Conforme o artigo 1º, “fica instituído a gratuidade da água tratada por meio de carros pipa a ser fornecida pela concessionária do serviço de água e esgoto do Município de Cuiabá, em todos os domicílios onde existir a rede de distribuição e que por motivos técnicos ou manutenção se registrar a falta de água”.

Allan justifica que a lei se faz necessário tendo em vista que é de conhecimento público a constante falta de água em determinados bairros de Cuiabá ao passo que a concessionária dos serviços precisa realizar a distribuição de maneira improvisada através de caminhões pipas. O problema é que ela cobra de quem solicita o serviço.

“Assim, no somatório o cidadão acaba pagando por um serviço precário, de pouca qualidade injustamente, beneficiando a concessionária que posterga indefinidamente os investimentos e ações capazes de resolver o dilema da população cuiabana. A obrigatoriedade da gratuidade na entrega da água em caminhões pipas irá forçar a concessionária a atuar rapidamente para a solução do problema, além de atender ao que determina o art. 22 combinado com art. 39, V, do Código de Defesa do Consumidor”, diz o parlamentar em trecho do texto.

 Requerimentos

Ainda na sessão desta quinta-feira, o vereador do Partido dos Trabalhadores apresentou dois requerimentos ao Executivo Municipal solicitando informações acerca da construção do Posto de Saúde do bairro Renascer, e também sobre os valores gastos no projeto Novos Caminhos, que teve início na gestão passada com o nome de Poeira Zero.
Sobre o posto de saúde, o Allan pede que seja enviado pela pasta responsável, o detalhamento de valores e a indicação do local a ser construído, bem como se já existe o projeto.  Ressalta que caso não tenha projeto já elaborado, é interessante ao Poder Executivo a realização de estudos técnicos para a sua implantação. “Nesse sentido, o acolhimento deste requerimento pelos nobres pares contribuirá para aprofundar a discussão sobre o sistema municipal de saúde”.

Em relação ao programa de recapeamento e ampliação da pavimentação asfáltica e serviços de limpeza em vias públicas urbanas, ele requereu também informações sobre a origem dos valores, em todo o material de publicidade utilizado pelo Município de Cuiabá.  O vereador pontua  que o requerimento justifica-se pela necessidade de atender ao que determina a Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527/2011), consagrando dispositivos constitucionais que visam dar ao cidadão conhecimento sobre estão sendo utilizados os recursos públicos. Allan disse pretende fiscalizar e verificar quais bairros e ruas têm recebido os serviços e também os valores gastos com as obras.


 Welington Sabino – Assessoria de Gabinete


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
05/03 - Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher
05/03 - Vidal pede ações de tapa buraco, limpeza, instalação de ponto de ônibus e construção de rotatória no 1° de março
05/03 - Emenda do vereador Renivaldo Nascimento garante reforma de praça no Dom Aquino
05/03 - Sargento Joelson cobra entendimento entre executivos
05/03 - Sala da Mulher Vereadora Maria Nazareth Hann completa um ano
05/03 - Vereador Eduardo pede limpeza de escola e de pontos dos bairros Nova Esperança 3, Jd. Industriário 2, e Jardim Botânico
04/03 - Tribuna livre discute situação da mulher negra
04/03 - Assembleia apresenta propostas para serem trabalhadas em conjunto com a Câmara
04/03 - Vereadora defende articulação de forças e políticas contra a fome e pela vacina
04/03 - T. Coronel Paccola cobra prioridade de vacinação para Profissionais da Segurança Pública
04/03 - Câmara adota novas medidas de biossegurança
04/03 - Vereador Eduardo solicita implementação de lombadas, faixa de pedestre e sinalização na pista em frente à escola Dr. Mário de Castro
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.