27/08/2013
Câmara Municipal de Cuiabá presta homenagem aos psicólogos
Em 27 de agosto de 1964, a profissão Psicólogo foi regulamentada através da Lei 4.119/64, por isso nesta data é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. A Câmara Municipal de Cuiabá esta realizando nesta semana no saguão da casa, uma exposição em homenagem a estes profissionais.

Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional.

É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.

O vereador Leonardo de Oliveira (PTB), ofereceu Moção de Aplausos e Certificados para estes profissionais que contribuem que contribuem para o bem da sociedade, através de sua profissão.

Moção de Aplausos:

Maria Aparecida de Amorim Fernandes