28/08/2013
Arruda alerta para aumento de abuso sexual de crianças/adolescentes
Assessoria de Gabinete
O vereador Walter Arruda, PSDC, reuniu-se hoje (28-08), na Câmara Municipal, com a presidente da Associação de Conselheiros Tutelares da capital, Iraídes Quirino Xavier. Participaram dessa reunião as conselheiras Edileusa Souza Santos, Flávia Cristina Silva Carvalho e Josefina M. de Figueiredo. "São verdadeiros anjos da guarda das nossas crianças", definiu o parlamentar. O encontro debateu o aumento do índice de exploração de crianças e adolescentes em Cuiabá com base na proximidade da Copa do Mundo.O parlamentar quer realizar uma audiência pública nas proximidades do Verdão, que registrou aumento excepcional dos casos de abuso sexual nos últimos seis meses.

"Conforme dados fornecidos pelos Conselhos Tutelares do Verdão e Santa Isabel, foram registrados 48 casos de janeiro a julho naquela região. Isso, afora aqueles que os CT nem tomaram ciência. É algo preocupante, sem dúvida. Porque, se antes da Copa a coisa já assumiu conotação tão gravíssima, podemos imaginar o pior se nada for feito desde já" - alertou.

Ao todo, são 134 casos de abuso e exploração sexual registrados pelos Conselhos Tutelares da capital somente no primeiro semestre de 2013. No Pedra 90, informou Walter Arruda, constam 22 casos, sete no Coxipó, 16 no centro da cidade, 19 no CPA e 22 ocorrências de abuso sexual no Planalto. "Os 48 casos do Verdão/Santa Isabel decorrem da presença maciça de trabalhadores da Arena Pantanal e outras obras estruturais (trincheira). Tem casas alugadas que comportam nada menos que 50 peões. Tornou-se rotina meninas em idade de risco, de 12, 13 anos, ou até de 10 anos, em trânsito nessas residências, altas horas da noite. Com certeza, a troco de dinheiro e - quem pode saber? - talvez até mesmo de balinhas".

Arruda  teme que esse problema assuma proporções ainda mais graves e incontroláveis por ocasião da Copa. "Na África, crianças foram violentadas e/ou simplesmente desapareceram depois da Copa. Podem ter sido levadas para se tornar escravas sexuais em outros países. Ou para serem assassinadas, tráfico de órgãos. Faz-se urgente que as autoridades, em todos os níveis, se posicionem desde agora com medidas enérgicas. Pois 'prevenir é sempre melhor do que {tentar} remediar'. Mesmo porque crimes do tipo já estão acontecendo na cidade inteira e distritos".

A ideia do parlamentar é intensificar cobranças oficiais junto aos gestores governamentais. Ele entende ser possível estabelecer conexão de discussão permanente com todos os segmentos comunitários da sociedade, não somente os institucionais. "Uma audiência pública em Cuiabá seria um dispositivo efetivo para que esse tema ganhe destaque perante a necessidade de se estabelecer metas resolutivas urgentes, a serem trabalhadas conjuntamente pelas instituições".

Arruda também elogiou o empenho da atual gestão da Câmara Municipal em promover Alerta Geral a respeito dos abusos sexuais que crianças e adolescentes sofrem nos quadrantes do município cuiabano, áreas urbana, periférica e, também, distrital.  "Numa iniciativa louvável, o presidente desta Casa de Leis, João Emanuel, PSD, realizou uma sessão itinerante do distrito da Guia, quando estiveram presentes várias autoridades, a exemplo do vereador Oséas Machado, PSC. Aquela comunidade tem registrado fatos inaceitáveis, aberrantes, aos olhos da sociedade. Ali existem crianças grávidas de 12, 13 anos. Outras se prostituem em troca de pequenas quantias de dinheiro. E no miolo da área rural, infelizmente isso se tornou algo praticamente comum. Não podemos fechar os olhos".

Conforme o parlamentar, seu partido (PSDC) simboliza a família, motivo duplo para que busque reforço para vencer esta batalha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Quero conclamar aqui os governos - em nível municipal, estadual e federal - para que se unam à Câmara de Cuiabá no sentido de buscar alguma solução capaz de extirpar esse câncer social. Equipara-se mesmo à gravidade problemática gerada pela dependência química. E com o advento da Copa 2014, repito, prevê-se mesmo o pior. Não é nenhum exagero. Qual segurança pode ser ofertada hoje e amanhã às crianças e adolescentes? O ideal é antecipar-se, garantir com que não façam parte das tristes estatísticas de mazelas sociais insolúveis".

Assessoria Gabinete