09/09/2013
Vereador debate reflexo da Copa e as condições de trabalho
Copa do Mundo: legado positivo? Este é o questionamento apresentado pelos sindicatos, federações e confederações dos trabalhadores durante o “Encontro Campanha Copa 2014”. Como presidente da Comissão de Trabalho da Câmara de Cuiabá, o vereador Arilson da Silva (PT) esteve no evento nesta quinta-feira (05) para debater o tema.

A ação é organizada pela Federação Internacional dos Trabalhadores  da Construção e do Madeira (ICM), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT). O encontro destaca os reflexos sociais e econômicos da Copa sobre a vida dos trabalhadores e seu legado para a população em geral. O debate esta sendo realizado em todas as cidades sedes da Copa de 2014.

De acordo com o vereador Arilson da Silva, a Copa só será positiva se trouxer resultados a favor da população. “O legado da Copa tem que beneficiar todos/as. Este debate dos trabalhadores da construção civil é fundamental em defesa de condições de trabalho dignas. Reafirmo meu compromisso com os trabalhadores na Câmara e mantenho meu objetivo de defender as causas sociais, uma vez que minha base é sindical e essa identidade manterei. Estamos preocupados com o andamento das obras, mas também com os trabalhadores e trabalhadoras que são protagonistas neste evento mundial”, diz Arilson.

O encontro teve início nesta quarta-feira (05) e trouxe o debate sobre os reflexos sociais e econômicos da Copa sobre a vida dos trabalhadores e seu legado para a população em geral. O evento reuniu sindicatos de trabalhadores das 12 cidades-sede, e conta com a presença do pesquisador do Dieese, Jose Silvestre Prado de Oliveira (SP).

O “Encontro Campanha Copa 2014” faz parte da “Campanha pelo Trabalho Decente para e além da Copa do Mundo 2014”, que começou como uma iniciativa organizada pelos sindicatos do setor da construção brasileiros e a ICM com o objetivo de garantir o cumprimento da agenda de Trabalho Decente com base nos princípios da OIT nos preparativos para a Copa de 2014 no Brasil.

O vereador Arilson também solicitou a organização do evento que o relatório final do debate fosse encaminhado à Câmara para dar continuidade ao tema coma com os parlamentares.

Assessoria de Gabinete