24/09/2013
Sem resposta de requerimentos, Allan convoca presidente do Cuiabá-Prev a prestar contas na Câmara
Sem respostas, há sete meses, para os dois requerimentos apresentados no dia 7 de março solicitando informações sobre onde tem sido investimento os recursos dos servidores municipais, gerenciados pelo Cuiabá-Prev, o vereador Allan Kardec (PT) apresentou nesta terça-feira (24), um requerimento convocando o presidente do Instituto de Previdência Municipal,  Bolanger José de Almeida, para prestar contas na Câmara Municipal de Cuiabá.

De acordo com Allan, a demora de mais de sete meses para responder a dois simples requerimentos suscita dúvidas, mas essa situação, segundo ele, precisa ser passada a limpo. “Acho que a Prefeitura ainda não está preparada para colocar em prática a lei geral da informação. O Portal da Transparência da Prefeitura passa poucas informações pra gente e quando um vereador legitimado no seu cargo fiscalizador solicita um documento e ele não é entregue, só tem duas saídas: ou não existe esse documento ou o Executivo não quer entregar. Espero que a partir da convocação do presidente Bolanger isso não aconteça mais”.

Em um dos requerimentos foi solicitado as atas do Conselho Fiscal Curador que acompanha os investimentos do plano previdenciário. No outro, foram questionados sobre os valores dos depósitos realizados nos anos de 2011 e 2012. Somente uma resposta incompleta em relação às atas foi apresentada ao vereador enquanto as informações sobre os depósitos não foram apresentadas até o momento.

“Convocamos o presidente para trazer todas as informações aos 25 vereadores no plenário e à sociedade. Ele também deve explicar as denúncias que estão ocorrendo, mas o motivo principal do meu requerimento é saber quando foi investido o dinheiro do Cuiabá-Prev, onde foi investido e como estão os rendimentos. Também queremos saber como se formou o Conselho Fiscal Curador, quem são essas pessoas e como foi escolhido, pois eles são responsáveis pela fiscalização da aplicação de recursos públicos”, pontuou Allan.

Também queremos saber como se formou o Conselho Fiscal Curador, quem são essas pessoas e como foi escolhido, pois eles são responsáveis pela fiscalização da aplicação de recursos públicos,

A preocupação do vereador se deve ao fato de que se trata de dinheiro do fundo de pensão dos servidores e não existe sequer informações sobre quais critérios são usados para investir esses recursos. “Nós temos a informação de que estamos perdendo dinheiro de um determinado banco que foi investido à época já com massa falida e hoje queremos, de fato, abrir essa caixa preta e entender como e o que está sendo feito com o dinheiro da previdência dos servidores municipais de Cuiabá”, enfatiza Kardec.

O prazo regimental para que o presidente do Instituto se agende, organize toda a documentação exigida e compareça ao Legislativo é de 15 dias. Dessa forma, Allan espera que ele preste todas as informações na Câmara se possível, até a segunda semana de outubro.

Welington Sabino- Assessoria de Gabinete