30/09/2013
Espetáculo Ziriguidum, com Caçula do Pandeiro, tem apoio da Câmara
Caçula do Pandeiro desenvolve vários projetos musicais com crianças
Com apoio da Câmara de Cuiabá, dos governos municipal/estadual e do setor privado, focado em incentivar iniciativas culturais, o Cine Teatro Cuiabá sediará no próximo dia 15, a partir das 20 horas, o espetáculo cênico musical inspirado no samba “Zirigidum, do Semba ao Samba”. Trata-se da história do samba contada de um jeito diferente por cuiabanos, explica Caçula do Pandeiro. "Na realidade, é uma autêntica viagem pela trajetória do ritmo".

O sambista observou que o samba brasileiro tem conotação direta com as  raízes africanas, reforçado por ícones do gênero que aportaram no País. Ele cita a importância da trajetória sambista de nomes consagrados da área,  a exemplo de Pixinguinha, Cartola e outros importantes que estão imortalizados na cultura popular brasileira.

"O Brasil é pródigo em talentos, em música de gêneros diferenciados. O samba está integrado de maneira forte a esse segmento. O espetáculo "Ziriguidum" é uma releitura da trajetória marcante do samba tupiniquim, passando pelos batuques africanos e samba de roda. Naquela época, era chamado de “Semba” pelos negros em Angola e no Congo, e chegou ao Brasil por volta de meio século atrás".

Será ainda rememorado neste show o primeiro samba gravado, com alusões à importância da atuação de nomes famosos que contribuíram para a evolução do samba no País. Caçula afirma que esses sambistas se tornaram imortais numa visão cultural.

"Brasileiro tem sangue nas veias, costuma-se dizer por aí. É verdade. Qualquer som mais animado, batucada sambista, e muitos já deixam o molejo das pernas à mostra, alegria estampada no rosto. O samba tem esse poder, de mexer com o íntimo das pessoas. Quem não s emociona com os desfiles carnavalescos?”

Daí a alusão de nomes conhecidos do samba no show Ziriguidum, explica.  “Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, todos tiveram e têm importância cultural nesta concepção da antiga e nova roupagem do samba brasileiro, acrescido de ritmos conhecidos de todo o povo da Nação. Aí se incluem o famoso chorinho, marchinhas de carnaval e samba enredo. Enfim, o evento do dia 15 é, em síntese, uma homenagem ao samba. Uma maneira de transmitir para o público a história da MPB, do nosso Samba".

Maiores informações: Caçula do Pandeiro Produções e Eventos.

65) 9621 3992, 9232 4145
www.caculadopandeiro.com.br/ http://bateriaexplosivashowmt.blogspot.com.br/