Início
NOTÍCIAS
30/09/2013
Espetáculo Ziriguidum, com Caçula do Pandeiro, tem apoio da Câmara
Arquivo
Caçula do Pandeiro desenvolve vários projetos musicais com crianças
Com apoio da Câmara de Cuiabá, dos governos municipal/estadual e do setor privado, focado em incentivar iniciativas culturais, o Cine Teatro Cuiabá sediará no próximo dia 15, a partir das 20 horas, o espetáculo cênico musical inspirado no samba “Zirigidum, do Semba ao Samba”. Trata-se da história do samba contada de um jeito diferente por cuiabanos, explica Caçula do Pandeiro. "Na realidade, é uma autêntica viagem pela trajetória do ritmo".

O sambista observou que o samba brasileiro tem conotação direta com as  raízes africanas, reforçado por ícones do gênero que aportaram no País. Ele cita a importância da trajetória sambista de nomes consagrados da área,  a exemplo de Pixinguinha, Cartola e outros importantes que estão imortalizados na cultura popular brasileira.

"O Brasil é pródigo em talentos, em música de gêneros diferenciados. O samba está integrado de maneira forte a esse segmento. O espetáculo "Ziriguidum" é uma releitura da trajetória marcante do samba tupiniquim, passando pelos batuques africanos e samba de roda. Naquela época, era chamado de “Semba” pelos negros em Angola e no Congo, e chegou ao Brasil por volta de meio século atrás".

Será ainda rememorado neste show o primeiro samba gravado, com alusões à importância da atuação de nomes famosos que contribuíram para a evolução do samba no País. Caçula afirma que esses sambistas se tornaram imortais numa visão cultural.

"Brasileiro tem sangue nas veias, costuma-se dizer por aí. É verdade. Qualquer som mais animado, batucada sambista, e muitos já deixam o molejo das pernas à mostra, alegria estampada no rosto. O samba tem esse poder, de mexer com o íntimo das pessoas. Quem não s emociona com os desfiles carnavalescos?”

Daí a alusão de nomes conhecidos do samba no show Ziriguidum, explica.  “Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, todos tiveram e têm importância cultural nesta concepção da antiga e nova roupagem do samba brasileiro, acrescido de ritmos conhecidos de todo o povo da Nação. Aí se incluem o famoso chorinho, marchinhas de carnaval e samba enredo. Enfim, o evento do dia 15 é, em síntese, uma homenagem ao samba. Uma maneira de transmitir para o público a história da MPB, do nosso Samba".

Maiores informações: Caçula do Pandeiro Produções e Eventos.

65) 9621 3992, 9232 4145
www.caculadopandeiro.com.br/ http://bateriaexplosivashowmt.blogspot.com.br/

Secom/Câmara

 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.