02/10/2013
Adilson Levante lamenta impasse prolongado na greve da Educação
Walter Machado
Adilson Levante: "Está havendo corpo mole por parte do Estado?"
Ao se pronunciar ontem (01-10) no Plenário do Legislativo acerca da continuidade do movimento grevista da Educação, já próximo de dois meses, o vereador Adilson Levante, PSB, afirmou ser testemunha “de um fato ainda inédito na história do segmento educacional de Mato Grosso”. Ele lamentou a posição do governo estadual, “que prefere manter-se relutante em relação a restabelecer uma linha de diálogo com os grevistas, primeiro passo para que as reivindicações elencadas sejam analisadas e acatadas, em comum acordo”.

O parlamentar alertou ser preciso que providências urgentes sejam ultimadas para pôr fim à greve da Educação e não prejudicar o ano letivo. Para tanto, ponderou, “torna-se necessário um entendimento mútuo. Os professores têm manifestado essa vontade de conversar, ponderar sobre os vários itens reivindicados no tocante ao exercício de suas funções”.

Levante também pediu aos colegas vereadores para que se empenhem no sentido de apoiar os grevistas. “É uma batalha ferrenha. Isso porque as reivindicações da categoria são justas. Não querem nada que esteja acima dos seus direitos. Agora, se o governo entende o contrário, se as reivindicações estão fora dos padrões, então é preciso conversar. Ou está havendo corpo mole por parte do secretário de Educação e do próprio governador?”.

Segundo o vereador, o Estado não ignora a importância da Educação no contexto desenvolvimentista. “É pelo conhecimento que as boas coisas acontecem. Educação é prioridade, a exemplo de Saúde, saneamento básico, moradia, segurança pública. Essa questão da greve dos professores, que se arrasta há mais de 50 dias, se tornou um desafio. Cabe a ambos os lados resolvê-lo. Os estudantes estão sendo prejudicados”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara