08/10/2013
Dito Labamba: "Parque Mariana precisa de apoio do Legislativo"
Otmar de Oliveira
Walter Arruda e Dito Labamba: "Parque Mariana pode contar com a FEMAB"
O ex-vereador por Cuiabá, Benedito Sant'ana de Arruda, mais conhecido como "Dito Labamba", subiu hoje (08-10) à tribuna livre do Legislativo da capital para pedir socorro emergencial ao Parque Mariana (periferia). Ambas as galerias do Legislativo ficaram lotadas de munícipes, habitantes daquela comunidade. Labamba explicou que todos estão ameaçados de despejo em função de nova liminar judicial, resultante de ação impetrada pelo SESC.

"Na qualidade de presidente da Associação de Moradores, por vivenciar diuturnamente o drama das famílias do Parque Mariana, é que solicito desta honrosa Casa de Leis apoio emergencial. Nossa comunidade existe desde 2011. Em 2012, o SESC alegou posse da terra. Ganhamos três liminares e construímos as casas, conscientes de que não seríamos mais incomodados. Agora, em agosto, o mesmo juiz concedeu liminar favorável ao SESC. Os moradores estão desesperados, pois não têm para onde ir".

O objetivo da comissão do Parque Mariana é sensibilizar os governos municipal/estadual para que o SESC estabeleça uma linha de negociação no sentido de garantir a permanência das famílias na área reclamada judicialmente.

"Quero que vocês nos ajudem nesta empreitada junto à Prefeitura e ao Palácio Paiaguás”, pediu Labamba. Ninguém quer deixar o Parque Mariana e/ou sequer tem a mínima condição de adquirir lote e erguer outra moradia para abrigar a si e seus familiares. São pessoas honestas, humildes. Não pretendem negociar nenhum lote. Desejam apenas o direito de moradia”.

O presidente do Parlamento, João Emanuel, PSD, garantiu a Dito que pode contar com apoio integral dos componentes da Casa de Leis. Em seguida, interrompeu a sessão para um registro fotográfico dos parlamentares ao lado do líder comunitário.

Walter Arruda, do PSDC, também presidente da FEMAB, disse que o Parque Mariana pode contar com apoio integral da entidade que representa. “Nada é mais triste do que assistir famílias sendo despejadas. Choca nossos corações ver mães, crianças e idosos sendo obrigadas a deixar o único lar que têm. Um sentimento de injustiça é evidenciado quando ocorrem fatos semelhantes”.

Chico 2000, do PR, instruiu a comissão de moradores para procurar o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Pedro Nadaf. “O primeiro passo vocês já empreenderam, vindo aqui. O próximo é agendar uma reunião com o secretário da Casa Civil e solicitar para que empreenda diligências no sentido de retardar o cumprimento dessa liminar. Somente a Casa Civil tem condições de intermediar ações semelhantes. Nós podemos ajudá-los com relação à condução política do processo. Mas é da Casa Civil que sai o encaminhamento para o cumprimento {ou não} dessa decisão judicial”.

Os vereadores também sugeriram à comissão do Parque Mariana para procurar os deputados estaduais. “A ALMT tem plenas condições de convocar o secretário-chefe da Casa Civil para que explique e dê encaminhamento resolutivo ao impasse”, frisaram.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)