Início
NOTÍCIAS
10/10/2013
Câmara de Cuiabá manifesta apoio aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Walter Machado

 A comemoração dos 44 anos da publicação do Decreto Lei n°. 938 em 13 de outubro de 1969, que regulamenta as profissões dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no país, teve voz na última terça-feira (8/10), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá. O legislativo abriu espaço para discutir as necessidades das categorias que atuam no atendimento multidisciplinar da saúde pública. Na pauta de reivindicações constam melhorias de condições de trabalho e criação da Faculdade de Terapia Ocupacional nas universidades públicas de Mato Grosso.

 
Os dez minutos da ‘tribuna livre’ da Casa de Leis (assegurada aos representantes de entidades legalmente constituídas) foram utilizados pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª região (Crefito-9), Elias Nasrala Neto, para destacar os avanços nos campos político, econômico e social. “Não estamos mais limitados em restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física e mental, mas agora, atuamos de forma integrada com categorias do bem-estar e da cura. A práxis baseada na ciência trouxe um novo cenário para os níveis de atenção à saúde”.
 
Elias Neto aproveitou para pedir aos líderes do legislativo municipal encaminhamentos que possibilitem ampliação, na proposta orçamentária do Executivo para  2014, de vagas nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, segundo ele, muitos portadores de doenças crônicas não são assistidos pela rede pública por falta de profissionais e estrutura de trabalho. A ausência da formação acadêmica na área da terapia ocupacional foi outro ponto destacado no discurso.
 
“Queremos a abertura do curso de graduação em terapia ocupacional. O Estado tem carência desse profissional”. De acordo com o vereador Toninho de Souza (PSD), autor do convite à diretoria do Conselho, ao abrir o debate a Câmara reconhece a importância das profissões para sociedade, uma vez que, “não são tão valorizadas pelos gestores”. 
 
O parlamentar citou como exemplo a situação do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa de Cuiabá (Cridac), que estava funcionando com várias irregularidades. Os problemas de estrutura, recursos humanos e equipamentos foram apontados em relatório técnico da Vigilância Sanitária Municipal, no mês de agosto deste ano. “Esta Casa se coloca ao lados das lutas dos profissionais. Podemos sensibilizar a reitoria da UFMT para implantação da Faculdade em Terapia Ocupacional e dar apoio importante aos profissionais do Cridac que buscam melhores condições de trabalho”, afirmou o vereador do PSB.
 
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD) e o vereador Allan Kardec (PT) também saíram em defesa das “bandeiras” levantadas pelo Crefito-9. Ambos disseram conhecer atuação das profissões, especialmente nos Programas Saúde da Família (PSFs).

Mais informações

Assessoria de imprensa

Juliana Velasco – assessoriadeimprensa@crefto9.org.br

(65) 9986-9713



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/04 - Nota de pesar | Toshio Doi
10/04 - Em reunião com secretária, vereador Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital
10/04 - Segurança da Coletividade é pauta de reunião no bairro Duque de Caxias em Cuiabá
09/04 - Artigo - 100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
08/04 - Câmara lança vídeo em homenagem ao aniversário de Cuiabá
07/04 - CCJR aprova pareceres de projetos durante reunião nesta quarta
07/04 - Alex Rodrigues toma posse como vereador
07/04 - Durante reunião, conselheiros tutelares apresentam demandas a vereadores
07/04 - Dr. Luiz Fernando solicita que município trate pacientes com sequelas da covid
06/04 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
06/04 - Tribuna Livre discute temas voltados à saúde
06/04 - Parceria facilitará que setor do comércio acompanhe trabalhos legislativos
06/04 - Em uma semana, Juca do Guaraná Filho apresentou 52 indicações para melhorias nos bairros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.