17/10/2013
Allan questiona secretário sobre questões para melhorar o trânsito
O vereador Allan Kardec (PT) participou, nesta quarta-feira (16), da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá para debater sobre a questão que envolve o trânsito de Cuiabá, seus problemas como um todo e as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU). Questionou sobre o excesso de guinchamento durante as noites e madrugadas em frente universidades e casas noturnas, num momento em que o trânsito já flui com mais rapidez, sobre o destino dos recursos arrecadados com taxas e outras questões.

Allan também discorreu sobre o anteprojeto de lei de sua autoria sugerindo ao Executivo Municipal que crie um Fundo Municipal de Educação para o Trânsito para utilizar parte dos recursos arrecadados de punições e taxas aplicadas a motoristas infratores. Pela proposta, a sugestão é que pelo menos 5 % dos valores recolhidos pela SMTU sejam destinados a ações educativas como palestras em escolas, praças, feiras.

“A gente que percorre a cidade, percebe que diariamente à partir das 22h os amarelinhos utilizam muito os guinchos nos espaços de lazer, gastronomia nas universidades. As praças de restaurantes são alvos dessa ação à partir das 22h num momento em que o trânsito já está mais calmo e a gente precisa de mais espaço para estacionamento”, disse Allan.

Ele afirmou ainda que sente e vê pessoalmente que “é uma ação um tanto quanto perniciosa”. “Por que a partir das 6h os amarelinhos não estão nas ruas conduzindo e educando o trânsito para melhorar esse status caótico do nosso trânsito a partir das intervenções de obras da Copa? Essas intervenções são necessárias, mas vivemos um estado de exceção no trânsito de Cuiabá. Porém, todos os dias a partir das 22h os agentes de trânsito estão atuando com multas, guinchos, estão trabalhando duramente”, pontuou.

Foi por esse motivo que o vereador Allan apresentou um anteprojeto de lei para que o Executivo envie ao Legislativo um projeto criando o Fundo de Educação para o Trânsito. Ele acredita que a Prefeitura deve começar a trabalhar o tema da educação no trânsito também nas escolas municipais.

Na audiência, Allan também parabenizou o secretário Antenor Figueiredo pelo retorno aos questionamentos e requerimentos encaminhados à SMTU. “Temos que trabalhar em parceria porque nós vereadores somos muito cobrados pela comunidade. Somos o canal de acesso da população com o Executivo”, afirmou o parlamentar.

Por sua vez, o secretário Antenor Figueiredo disse já existe um Fundo Municipal de Transporte Urbano que destina parte do dinheiro arrecadado para a Diretoria de Educação para o Trânsito. Também disse que a lei precisa ser cumprida em qualquer horário, mas ressaltou que as equipes têm sido criteriosas na remoção de veículos de locais como restaurantes e estabelecimentos de lazer onde o pai ou mãe leva a família para se alimentar ou se divertir e corre o risco de sair e não encontrar mais o carro. Quem comandou a audiência foi o vereador Onofre Júnior, autor da propositura para debater o tema com a população e autoridades.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete