17/10/2013
Vereador Arilson da Silva cobra campanhas educativas e transporte público de qualidade em Cuiabá
Campanhas educativas no trânsito de Cuiabá e transporte público de qualidade, estas foram as urgências apresentas pelo vereador Arilson da Silva durante audiência pública sobre o trânsito da capital nesta quarta-feira (16). O evento reuniu na Câmara Municipal entidades ligadas ao trânsito e a sociedade civil organizada.

As campanhas educativas, na avaliação do vereador Arilson da Silva, são medidas que devem ser tomadas com urgência para que a população transite de forma consciente nas ruas e avenidas, e possam respeitar determinações que atendem os deficientes e idosos, como por exemplo, as vagas reservas nas vias públicas e estacionamentos.

Outra alternativa para amenizar os impactos causados pelas obras na sub sede da copa de 2014 é a implementação de transporte público de qualidade, um direito de toda população e dever do poder público. De acordo com o vereador, se Cuiabá tivesse meios de transporte público de qualidade, problemas com vagas de estacionamento e trânsito sobrecarregado não seriam tão graves como são atualmente.

“Problemas que lidamos hoje no transporte podem ser reduzidos com medidas educativas para o trânsito e meios de transporte público que atendam a população dignamente. Muitos deixariam seus carros e motos nas garagens e iriam ao trabalho de ônibus, por exemplo. Além de melhorar o fluxo nas vias de Cuiabá, ainda faz com que nossa cidade se torne uma realidade sustentável”, diz o vereador.

O vereador também solicitou a sinalização nas vias públicas, e destacou a necessidade de pintar os quebra molas para que os motoristas possam identificar no trajeto.

A audiência contou com a presença do secretário municipal de Trânsito e Transporte Público, Antenor Figueiredo, e do diretor do Detran, Jean Castrillon. O objetivo da audiência foi debater a mudança de sentido das ruas e avenidas de Cuiabá, atuação dos agentes de trânsito, instalação das faixas exclusivas para a circulação de ônibus, sistema de guinchos e abrigos dos pontos de ônibus, entre outros.

Marcela Brito - Assessoria de Gabinete