17/10/2013
Vereador Toninho de Souza contrário ao regime de urgência
O vereador Toninho de Souza (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (17-10), para alertar outros parlamentares para o grande risco da Casa apreciar projetos de leis de autoria do Executivo municipal em regime de urgência. O parlamentar é a favor de um amplo debate, análise e discussão em torno da proposta do interesse do prefeito Mauro Mendes (PSB), que nas duas últimas semanas tem encaminhado vários projetos para serem apreciados e votados de última hora. Para Souza, o Legislativo pode ser induzido ao erro pela necessidade de urgência em aprovar mensagens do Executivo.

"O Executivo tem recorrido a essa estratégia de enviar projetos em cima da hora para a Câmara apreciar em regime de urgência. Tem que acabar com esta prática, avaliar melhor e recusar esta manobra. O vereador e a população de Cuiabá precisam estar cientes de que se trata os projetos de leis. Corremos o risco de aprovar coisa que não vem de encontro com a população", afirmou Toninho, ressaltando que a Mesa Diretora do Legislativo, presidida pelo vereador João Emanuel (PSD), faça uma melhor análise das propostas encaminhadas pela atual administração.

Para reforçar sua defesa, o vereador citou como exemplo a aprovação da criação da Associação Cuiabana de Assistência Médica aprovada na semana passada. A proposta chegou a Casa em cima da hora com alegação de que o Ministério da Saúde exigia a aprovação da entidade caso a capital mato-grossense perderia recursos para a construção de 100 leitos para pacientes de alta complexidade. Segundo Toninho de Souza, o projeto passou, mas no fundo o Ministério da Saúde não fazia nenhum tipo de exigência para liberar o recurso destinado para a saúde pública do município.

Diante da persuasão dos vereadores que dão sustentação ao prefeito Mauro Mendes no Legislativo, as bancadas do PT e do PSD foram favoráveis à proposta apresentada. Ao saber o real conteúdo do projeto, o vereador petista Allan Kardec voltou atrás de seu voto. Os vereadores Toninho de Souza e João Emanuel, ambos do PSD, tendem a manter seus votos. Porém, a partir de agora serão mais criteriosos na hora de apreciar mensagens de última hora.

"Votamos a favor da Associação Cuiabana de Assitência Médica diante do discurso de que a saúde pública de Cuiabá perderia recurso alocado em Brasília. O que é de interesse da cidade e da população estamos a favor, votamos pelo sim. Mas de agora em diante, a Mesa Diretora terá que ser mais criteriosa quando chegar proposta do Executivo. Quem é compromissado com Cuiabá precisa de tempo e consciência tranquila para votar propostas que vão beneficiar a população. Temos que ser contra e contundentes com projetos apresentados no afogadilho", alertou Toninho.

Assessoria de Gabinete