22/10/2013
Presidente do MTmamma fala na Tribuna Livre sobre perigos da doença
Walter Machado
Movimento de alerta para o câncer de mama. Doença atinge também os homens, afirma presidente do MTmamma
A convite do vereador Onofre Júnior, PSB, 1º vice-presidente da Câmara de Cuiabá, a presidente do MTmamma, Juscimaria Ribeiro da Cruz, discorreu hoje (22-10), no Tribuna Livre da sessão plenária, acerca da importância da prevenção do câncer de mama, doença que atinge homens e mulheres.

“É muito importante falar da saúde das mamas. Também os homens se enquadram entre as vítimas. Em 2012, por exemplo, 117 foram vitimizados por câncer de mama. Para 2013, prevê-se que 56 mil mulheres contrairão essa doença. Quatro delas morrem a cada dia”.

O MTmamma assiste 75 mulheres em Mato Grosso, explicou Juscimaria. “Ainda é um número modesto. Mas somos uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal dar apoio às pessoas em tratamento do câncer de mama – chamadas de assistidas – e a seus familiares, a fim de garantir mais qualidade de vida e acesso ao tratamento e aos direitos previstos em lei”.

No rol de atividades diárias, o MTmamma não apenas auxilia as pessoas portadoras de câncer de mama, mas também promove programas educativos e presta atendimento psicossocial. Ainda concede orientação jurídica, viabiliza acesso a terapias complementares e capacita voluntários que possam contribuir com a disseminação da informação e apoio às mulheres e homens assistidos.

“O objetivo é promover atividades voltadas ao bem estar e à auto-estima daqueles que estão em estágios diferentes do tratamento. Os avanços terapêuticos e as pesquisas constantes em busca de novas perspectivas de tratamento têm oferecido mais opções e esperança de sobrevida às mulheres”.

Ela citou o êxito da ‘3ª Caminhada Amigos do Peito pela Saúde das Mamas’, realizada no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, no último dia 12.10. Evento que reuniu cerca de 700 pessoas e percorreu as trilhas do parque, fazendo um alerta à população sobre a necessidade de detecção precoce do câncer de mama. “A chuva do dia anterior serviu para amenizar o calor e a manhã do feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças foi perfeita para ganhar o colorido da Campanha Outubro Rosa”, comemorou Juscimaria.

João Carlos Queiroz c/Assessoria MTmamma