22/10/2013
Adilson Levante quer premiar quem zelar pela limpeza de Cuiabá
Walter Machado
Adilson:

O vereador Adilson Levante, PSB, afirmou hoje (22-10) que aprova 100% a indicação do seu colega parlamentar, Leonardo Oliveira, PTB, no sentido de multar os cidadãos flagrados jogando lixo pela cidade. "Isto viria disciplinar um procedimento que considero lamentável numa capital com porte desenvolvimentista" - disse. "Mas é preciso também premiar aquelas que primarem pela preservação da cidade como um todo.Os que intensificam esforços para deixar nossa cidade limpa", ainda observou o parlamentar.

Conforme expôs, a maioria das pessoas só começa a acatar determinada conduta normativa se seu bolso for afetado. "Tornou-se uma prática comum do povo brasileiro. Ontem e hoje, o descarte de todo tipo de lixo é feito sem qualquer remorso em vias públicas. A começar de um simples papel de bala, garrafas pet e outras coisas. Já testemunhei sacos de lixo sólido sendo lançados no acostamento de avenidas e ruas por motoristas e pedestres. Algo inconcebível num momento de preocupação geral com o futuro do nosso Planeta, com o meio ambiente em si".

Levante sugeriu que seja expandida em segmentos governamentais (em nível estadual/federal) uma campanha de orientação sobre lixo que ele próprio tem feito em escolas e nas associações de moradores da cidade.

"Temos frisado aos estudantes da rede pública municipal a importância da destinação correta do lixo, do óleo de cozinha que geralmente é descartado de forma aleatória, para não dizer irresponsável. Isso representa atrocidade ambiental. Pois uma simples gota de óleo é capaz de contaminar milhares de litros d'água potável nos mananciais que abastecem a cidade, os Rios Cuiabá, Coxipó e afluentes".

Esse trabalho de conscientização do vereador Adilson Levante tem sido implementado regularmente nas Escolas Municipais Maria Elazir Figueiredo, no São João Del Rey, e Maximiano, Santa Laura. "Contamos sempre com o importante apoio técnico de químicos da Max Vinil, que nos auxiliam nas palestras. Frisamos a importância de que todos colaborem ao máximo para não impactar a natureza com resíduos sólidos, garrafas pet e outros tipos de materiais que costumam demorar séculos para se deteriorarem na natureza. No caso do óleo de cozinha usado, ele é matéria prima para a fabricação de sabão em barra. Isto é fator gerador de renda familiar".

Adilson Levante sublinhou que seu trabalho junto às escolas municipais tem tido franco respaldo do prefeito Mauro Mendes e do secretariado municipal, com destaque aos titulares das áreas de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Educação.

"Ele {Mauro} também entende que a natureza já agoniza, está sem fôlego diante de tantas atrocidades que sofre diuturnamente pela mão do homem. E prometeu nos auxiliar ao máximo para que esse trabalho preservacionista tenha conotação ampliada, ou seja: cresça não somente aos olhos dos cidadãos, mas que se reflita em fatos concretos no setor ambiental de todo o município cuiabano. Um prefeito comprometido com a mãe natureza é aliado de um futuro melhor para todos nós, que dependemos dela para nossa própria sobrevivência".

Assessoria/Gabinete