29/10/2013
Adilson Levante: "CAB tem abusado da paciência do povo cuiabano"
Otmar de Oliveira

O vereador Adilson Levante, PSB, observou hoje (29-10) que a CAB não tem cumprido aquilo que preconiza suas obrigações na área de abastecimento d’água e esgotamento sanitário no município de Cuiabá. “A cidade inteira está fétida, com ‘rios’ de esgoto a céu aberto. Uma vergonha e sofrimento para quantos aqui vivem”, afirmou.

Um dos exemplos citados é a Rua Tapuã, no Novo Terceiro. Um esgoto corre a céu aberto há semanas nas proximidades da Escola Municipal Padre Vanir Delfino César, denunciou Levante. “Dezenas de crianças têm brincado nas águas fétidas que deslizam livres por toda a extensão dessa rua. Curiosamente, existe um Posto de Saúde logo acima. Com certeza, esta unidade registrará muitos atendimentos por causa dos problemas de esgoto”.

Levante destacou que o município de Cuiabá corre riscos de perder recursos federais justamente por conta da inexistência de rede de esgoto em regiões previstas para sediar empreendimentos diversos.

“A CEF só libera o financiamento se o projeto básico comportar rede de esgoto pronta. O município de Cuiabá está 100% deficitário nesse sentido, pois a CAB tem demonstrado completo desinteresse. Não existe assim nenhum comprometimento oficial para que os benefícios empreendedores almejados se concretizem na capital”.

Adilson solicitou para que o 25 parlamentares municipais engrossem o coro de cobranças contínuas junto à CAB e autoridades constituídas capazes de obrigar a empresa a cumprir as cláusulas contratuais.

“Estarei cobrando em todas as sessões plenárias. Isso é pra ontem, não para daqui a oito ou 10 anos. Não podemos aceitar tal absurdo. A CAB está de braços cruzados para atender os reclames da população. Que, aliás, têm sido intensos, mas não encontram respaldo de força resolutiva. A CPI tem este poder. É preciso que a CAB assuma de vez o comando das responsabilidades que lhe foram delegadas quando da contratação dos serviços, no lugar da Sanecap. Aliás, ela conseguiu superar a Sanecap em termos de ineficácia”.

Levante também apresentou indicação para que sejam substituídos os assentos de ferro nos pontos de ônibus, bem como a instalação de bebedouros e sanitários nas agências dos Correios e lotéricas do município. “Assentos metálicos não são recomendáveis com esse calor que todos conhecemos. O ideal seria que fossem substituídos por madeira”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara