Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/11/2013
Oséas aplaude exposição de psicóloga da SMS na tribuna livre do Legislativo
Walter Machado
O vereador Oséas Machado, PSC, aplaudiu hoje (05.11) o pronunciamento da psicóloga Larissa Escobar Beltrão, da SMS – Secretaria Municipal de Saúde na tribuna livre da Câmara. Escobar, a convite da vereadora Lueci Ramos, PSDB, discorreu acerca dos serviços de residências terapêuticas da SMS e a situação das casas (alugadas pelo órgão) no município cuiabano.

Segundo o parlamentar, é importante que se torne público o trabalho executado pelas responsáveis pelas casas terapêuticas de maneira exemplar. Há um esforço concentrado dos profissionais ali lotados em zelar pelo bem das pessoas sob sua guarda, dependentes químicos e com graves distúrbios mentais.

“Gostaria assim de parabenizar a psicóloga Larissa pelas ações que ela e sua equipe desempenham nessa área. Sabemos o quanto o poder público tem falhado com as pessoas que necessitam de auxílio emergencial”.

Machado citou que uma observação feita pelo seu colega de Parlamento, Clovito Hugueney (PTB), a fim de que o Executivo disponibilize emendas aos parlamentares, já foi feita ao líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo Oliveira, PTB. “Teríamos um dispositivo concreto para prestar serviços demandados pela sociedade”.

Segundo o presidente da Câmara, João Emanuel, PSD, esse assunto exige desdobramentos esforçados de todos os integrantes da Casa de Leis. “Nós, vereadores, somos extremamente sensíveis a esta causa, pois diz respeito à condição humana, à manutenção da vida com dignidade”.

A psicóloga afirmou que o objetivo principal das residências terapêuticas é reabilitar os pacientes que ali aportam.

“Mas é preciso contar com casas estruturadas, especialmente para prestar um atendimento compatível às necessidades elencadas. Que disponham de rampas de acesso, banheiros especiais para deficientes”.

Infelizmente, lamentou a profissional, o mecanismo de serviço público atualmente ofertado é insuficiente para atender as demandas locais. “Ainda que o serviço público abranja as áreas clínica e burocrática, tem suas limitações. Precisamos de investimentos que hoje extrapolam a capacidade física e orçamentária da Saúde”.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.