11/11/2013
Chico 2000 afirma que “grito maior por asfalto vem da periferia de Cuiabá”
Walter Machado
Vereador Chico 2000:

Conforme o vereador Chico 2000, o reclame maior por asfalto e implantação de infraestrutura geral (rede de esgoto) vem da população periférica. "É lá, na periferia, que esse problema pode ser sentido de forma mais drástica. Principalmente agora, no período chuvoso. Há ruas que se tornaram intransitáveis em face de alagamentos sucessivos. Muitos nem têm condições de chegar à própria casa por causa disso".

Além desse problema, alertou o republicano, outro quadro preocupa quem mora na região periférica da capital, destituída de estrutura asfáltica: "O maior complicador diz respeito à saúde da população. Pode nem parecer, mas há uma ligação direta entre asfalto e saúde”

A inexistência da malha asfáltica, sublinhou, compromete a saúde por facultar o surgimento de doenças diversas, em face da exposição de esgoto a céu aberto e poças facilitadoras à procriação do mosquito aedes-aegypti (dengue) e outras pragas. “Daí a importância de Cuiabá contar urgentemente com este Fundo. Irá garantir a neutralização gradual das deficiências registradas há centenas de anos, em função das centenas de ruas sem asfalto e rede de esgoto".

Chico 2000 considerou a presença de representantes comunitários e de instituições regionais e distritais em plenário "como um claro indício do grito geral que a sociedade periférica emite para sensibilizar o Poder Público a ultimar providências resolutivas neste sentido".

Ele acredita que a criação do Fundo é apenas questão de tempo. "O prefeito está ciente da necessidade de se implementar alguma medida prática para resolver uma demanda tão antiga. Se Cuiabá quer ir adiante em termos progressistas, com base estrutural, asfaltá-la por completo é um dos caminhos válidos para atingirmos tal estágio. Irá assegurar melhor qualidade de vida à sua população".

Secom/Câmara

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!