18/11/2013
Adilson Levante quer capela pública nos polos regionais para cerimônias fúnebres de famílias carente
Adilson Levante: Capelas públicas resolveriam o desespero das famílias enlutadas e sem condições financeiras
O vereador cuiabano Adilson Levante, PSB, disse hoje (18-11) que Cuiabá carece de capelas públicas para sediar cerimônias fúnebres dos entes queridos da ala carente do município. Elas seriam sediadas, conforme propôs em indicação, nos quatro polos regionais, inclusive no setor distrital. Isso implica em suporte de cidadania e maior humanização aos semelhantes que não têm condições de bancar despesas estipuladas em capelas privadas.

"De há muito temos ouvido reclames da população de Cuiabá com referência a isso. Principalmente das comunidades periféricas. São elas que se veem em dilemas cruciais diante da imposição emergencial de velar seus mortos e da falta de condições financeiras para alugar espaços apropriados, disponíveis apenas no setor privado, não público. Portanto, é uma indicação de extrema necessidade social", afirmou o parlamentar do PSB.

Levante disse que ele mesmo testemunhou vários episódios de franco desespero das famílias quando foram colhidas pela surpresa de sinistros. "Imagine o sufoco de pessoas que perdem entes queridos e, ainda por cima, não têm como velá-los por falta absoluta de suporte financeiro. É algo muito ruim. A maioria reside em imóveis pequenos e impróprios a comportar velórios, quando muita gente comparece ao local. As igrejas até cedem seus espaços, mas cobram taxas que, naquele instante, tornam-se inviáveis de serem quitadas pela família enlutada. Reside aí o principal argumento para a construção dos templos velórios".

Para o vereador, a sensibilidade do Poder Público Municipal, "com enfoque ao sentimento humano do prefeito Mauro Mendes", irá transformar em realidade sua indicação em tempo breve. "O prefeito Mauro é dotado de sensibilidade para entender as dificuldades que os munícipes vivenciam no dia a dia, agravadas quando do surgimento de emergências desse porte. Muita tristeza para quem enfrenta o problema de arranjar lugar  para enterrar seus parentes e amigos com dignidade. Portanto, as dimensões humano-sociais e religiosas se intercalam com a resolutividade de uma demanda conhecida e antiga. Tenho convicção de que minha indicação terá atenção especial e se transformará em obra concreta nos próximos meses. Cuiabá inteira e seus habitantes agradecem mais esse passo tão significativo que a atual administração enceta. É um ganho social inestimável".

Elizangela Alves - Assessoria Gabinete

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo