26/11/2013
João Emanuel afirma que prédio da Câmara não admite mais paliativos
Otmar de Oliveira
Presidente ficou irritado com nova pane no sistema de energia no prédio do Legislativo Municipal
Em coletiva à imprensa hoje (26-11), minutos depois de a sessão plenária matutina ter sido interrompida em função de pane geral no sistema de energia do prédio do Parlamento Municipal, o presidente João Emanuel, PSD, afirmou que "não dá mais para admitir paliativos". Ele se referia às reformas feitas sucessivamente no prédio da Câmara nos últimos tempos e a continuidade de falhas de energia e na área hidráulica.

"Não é um prédio novo, apesar de ter sido reformado várias vezes. A verdade é que problemas conhecidos tendem a se repetir. Por outro lado, a manutenção desse imóvel se tornou demasiadamente onerosa e inócua. Prova disso são essas panes tão prejudiciais ao andamento dos trabalhos da Casa de Leis de Cuiabá,. Basta um simples disjuntor pifar para tudo ficar às escuras".

Trata-se de uma situação que não tem mais qualquer justificativa para ser prorrogada, afirmou. "Não podemos esperar mais. Ou seja: já tivemos prejuízos enormes em função de panes seguidas na rede elétrica local e mesmo em outros sistemas da Casa de Leis. Tudo está bem sucateado e comprometido. Outras surpresas 'anunciadas' podem vir sequencialmente. Melhor então evitá-las desde já com ações efetivas, resolutivas".

Para tanto, João Emanuel quer agendar reunião nesta semana com o Instituto do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e CREA. O tema do encontro tem como foco a situação deplorável do imóvel do Legislativo Municipal, a possibilidade de se construir um novo e o aproveitamento do atual.

"Reformá-lo não adianta mais. É inútil desperdiçar dinheiro público com uma construção fadada a apresentar mais falhas estruturais. Trata-se de tema de interesse comum dos Poderes Público Municipal e Estadual e de instituições civis. Precisamos ampliar os debates sobre esse problema enfrentado pelo Parlamento de Cuiabá. Nosso prédio, infelizmente, configura-se numa categoria de fragilidade não confiável. Mais coisas ruins podem acontecer por conta dos longos anos de uso. Lógico que não desejamos isto".
Emanuel tem esperanças de que esta reunião concretize a concepção de um projeto capaz de solucionar em definitivo tal problema. "Conforme disse, vamos debater e tentar chegar a uma solução satisfatória. É imprescindível que seja estabelecida uma firme parceria institucional para que possamos resolver tudo no menor tempo possível. Mesmo porque é uma demanda antiga e com histórico de debates que não lograram ainda sair do papel. Mas podemos reverter isso agora. Cuiabá merece ter uma Câmara sediada em um imóvel compatível que se acople à importância do trabalho executado pelos seus integrantes parlamentares ontem e hoje. E para o amanhã não pensamos diferente".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo