03/12/2013
Adilson Levante e Oséas querem audiência pública para debater segurança de crianças e adolescentes
Walter Machado
Durante a realização da Copa 2014, é previsível que marginais possam atentar contra crianças e adolescentes

Os vereadores Adilson Levante, PSB, e Oséas Machado, PSC, manifestaram hoje (03-11) forte preocupação com relação à segurança que será ofertada às crianças e adolescentes por ocasião dos jogos da Copa 2014 na capital mato-grossense. O temor dos parlamentares é respaldado em sinistros diversos envolvendo crianças/adolescente em países que já sediaram sedes do Mundial, a exemplo de estupros, assassinatos e sequestros destinados à prostituição infantil e tráfico de órgãos. Isso porque, alertaram, serão milhares de pessoas desconhecidas na capital.

"Marginais sempre se infiltram em ocasiões semelhantes. Muitas crianças simplesmente desapareceram durante e após a realização de jogos da Copa. Na África, mesmo, foram várias. Portanto, eu e Oséas vamos apresentar um requerimento para realizar uma audiência pública na Câmara voltada a esse tema. Já foi feita uma sessão itinerante com base no tema na Guia, distrito que tem convivido com a exploração sexual de crianças e adolescentes em larga escala. Por lá, conforme foi apurado, meninas de 12, 13 anos, já estão grávidas. Nossa ideia é ampliar a discussão desse tema para outras regiões do município, igualmente com registros espantosos de casos do gênero".

Para esta audiência pública, Adilson Levante quer contar com a presença de todo o elenco de autoridades do Executivo, em todos os níveis, ligadas às áreas de Justiça e policial, juntamente com instituições assistenciais, Conselhos Tutelares e presidentes de bairros.

"Trata-se, enfim, de uma discussão importante, pois irá delinear quais ações poderão ser tomadas para garantir a integridade das crianças e adolescentes durante a forte movimentação prevista para a Copa do Mundo. Queremos ouvir das autoridades os projetos elaborados nesse sentido. Porque, se tudo é alegria com vistas ao certame esportivo/turístico, também existem preocupações paralelas. Essa é uma delas".

João Carlos Queiroz SECOM/Cuiabá