04/12/2013
Adilson Levante quer garantia obrigatória para luminárias públicas
Otmar de Oliveira
Luminárias estão pifando pouco depois da instalação. A garantia desse equipamento é item fundamental, diz Levante

As luminárias públicas de Cuiabá precisam dispor de garantia funcional, afirmou hoje (04-12) o vereador Adilson Levante, PSB. Isso porque, avalia o parlamentar, têm sido frequentes panes de luminárias novas, reposição que demanda tempo e traz insegurança às comunidades da capital, principalmente em regiões distantes da ala central.

"Ninguém gosta de escuro. Mesmo porque isso é prato cheio à marginalidade de plantão. Imagine avenidas periféricas às escuras, enquanto estudantes transitam por lá. Assim, a meu ver, exigir garantia obrigatória de seis meses, no mínimo, é dispositivo importante que deve ser imposto às concessionárias fornecedoras desse equipamento. As concessionárias responsáveis pelo sistema estão muito à vontade para revender e instalar sucessivamente luminárias não confiáveis, de vida útil instável".

Outra proposta parlamentar de Adilson Levante diz respeito à criação do Fundo Municipal de Saúde, que seria mantido via recursos parciais extraídos de infrações no trânsito. Ele sugere ainda que 5% dos recursos do DPVAT (seguro do trânsito) seja também direcionado para aplicação em áreas distintas da Saúde.

"A Saúde padece não apenas em Cuiabá, mas em todo o País. Isso acontece há décadas e décadas, em função do descaso de investimentos graduais no setor. Tornou-se, infelizmente, um efeito dominó em grande escala, com reflexos pontualmente graves nos municípios, alguns insolúveis do ponto de vista emergencial. Pois as ações que precisam ser desencadeadas na Saúde são para ontem".

Adilson destacou que o prefeito Mauro Mendes tem desencadeado uma série de ações emergenciais na Saúde, o que trouxe algum equilíbrio momentâneo, a despeito da limitação de recursos.

“Vários projetos da atual gestão estão previstos para se tornarem realidade breve na Saúde, a exemplo do novo Pronto-Socorro. Há um esforço descomunal para que as coisas funcionem e a população não fique sem a assistência necessária, demanda crescente dia após dia".

Assessoria de Gabinete