15/01/2014
João Emanuel define metas para 2014
Otmar de Oliveira
O vereador João Emanuel (PSD), vai focar sua atuação parlamentar, em 2014, em projetos sociais, econômicos e ambientais. O parlamentar quer fortalecer a participação e o envolvimento da sociedade na formulação e avaliação de políticas públicas. “Vou atuar direto com a base, com os movimentos comunitários, cumprindo o verdadeiro papel do vereador, que é o de fazer leis e fiscalizar as ações do Executivo”, pontuou.

No campo econômico, por exemplo, o parlamentar pretende de imediato, assim que o processo legislativo for retomado na Câmara com a realização das sessões, aproveitar o termo de cooperação assinado pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que implanta a REDESIM - um programa de desburocratização para abertura, fechamento e funcionamento das micro e pequenas empresas no país -, para trazer o benefício para Cuiabá.

“Hoje, apesar de muitos avanços, o excesso de burocracia continua sendo um entrave para a abertura de negócios. Um empreendedor leva, em média, seis meses para abrir ou fechar um negócio no país. Isso é um absurdo”, afirmou. A ideia – conforme João Emanuel – é simplificar o acesso ao conjunto de leis aplicáveis aos pequenos empresários. “Precisamos reduzir o peso das exigências estatais sobre as micro e pequenas empresas”, completou.

Quanto ao social, o vereador vai intensificar a proposta de uma força tarefa para tratar os dependentes químicos e erradicar as cracolândias existentes na cidade. “Vamos elaborar um projeto de lei que garanta a implantação de uma política municipal de tratamento do dependente químico. Não podemos assistir, passivamente, essa degradação social. É preciso garantir uma política específica, direcionada, para que este trabalho seja permanente”, resumiu.

Ainda no campo social, o parlamentar adiantou que já garantiu na LOA de 2014, através de uma emenda modificativa na LDO, R$ 10,2 milhões para a regularização fundiária, cujo recurso está locado dentro do Fundo Municipal de Regularização Fundiária. O investimento será destinado para a regularização dos bairros informais que estão caracterizados como Zeis (Zonas Especiais de Interesses Sociais), nas quatro regionais da cidade. “Isso representa mais qualidade de vida para a população, uma vez que os bairros saem da informalidade para a formalidade”, explicou.

O vereador recordou algumas conquistas da sua atuação na Mesa Diretora da Câmara até início de dezembro de 2013, como exemplo, a redução do reajuste do IPTU, da tarifa da água, da valorização salarial do servidor da Casa de Leis, com aumento de 10% acima da inflação, entre outros. Também durante sua gestão, foram protocolados 577 projetos de leis, 14.485 indicações ao Executivo, 48 audiências públicas, seis sessões itinerantes, 69 sessões ordinárias e seis sessões solenes.

Da Assessoria