05/02/2014
Grupo de dança marca abertura dos trabalhos da Câmara de Cuiabá
Na manhã desta terça-feira (04), os vereadores de Cuiabá iniciaram os trabalhos legislativos, mas de forma diferente. Após as falas de abertura da sessão, os vereadores e demais presentes, foram convidados a assistir uma apresentação de dança do projeto Siminina.

As pequenas dançarinas, da unidade do Três Barras, já participam do projeto há 3 anos e segundo a coordenadora do grupo, Rosa Maria, “já estão acostumadas à plateia, pois sempre são convidadas a se apresentarem”.

O projeto Siminina existe há mais de dez anos, mas agora, vem passando por uma reformulação, de forma a atender melhor a realidade social atual. Além de uma reestruturação física, com a melhoria dos espaços de encontro das meninas e a compra de bens móveis, parcerias estão sendo firmadas para desenvolver nelas, o gosto pela leitura.

A equipe responsável pelo projeto, que atende em 16 unidades na Capital, também vem recebendo qualificação. Temas como bullying, exploração sexual e desenvolvimento da autoestima, estão sendo trabalhados.

O projeto pretende fazer mais do que ensinar algumas habilidades. Segundo José Rodrigues R. Júnior, Secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, “buscamos desenvolver diversos trabalhos juntamente com as famílias, dando suporte à educação das meninas”.

O Projeto

O Siminina está com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro e a expectativa é de atender até 1.500 meninas. Para participar é necessário que a família esteja inserida no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

As alunas do projeto participam de atividades lúdicas e culturais, como aulas de dança, teatro, cidadania e reforço escolar, acompanhadas por técnicos, monitores e professores de educação física e artes.

Luciana Oliveira Pereira