05/02/2014
Oséas quer patrulha mecanizada para Associação de Produtores Rurais
Otmar de Oliveira
"Uma patrulha mecanizada sempre minimiza grande parte das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pequenos produtores rurais ", disse hoje (04-02) o vereador Oséas Machado, PSC, a respeito de uma indicação de sua autoria. Dessa forma, ele pretende beneficiar uma gama de trabalhadores do campo da APRO-MT Associação dos Pequenos Produtores Rurais Hortifrutigranjeiros, situada no município cuiabano, recursos originários de emenda do senador Jaime Campos, DEM.  a APRO-MT- .

"Justifica-se este apoio, da patrulha mecanizada, em face do importante trabalho desempenhado pela entidade. Um dispositivo mecânico, quando disponibilizado, sem dúvida é instrumento de apoio excepcional à produção. Irá desempenhar lá as funções de preparar o solo para plantio agrícola, o que gerará maior produtividade para atender à demanda do município. Trata-se de uma alternativa focada na melhoria de renda econômica das famílias que labutam nessa atividade em Cuiabá. Ademais, a população reivindica este benefício há tempos, sentindo-se à parte do atendimento protagonizado pelo Poder Público".

O parlamentar do Partido Social Cristão também indicou a construção de mini-estádio no Cinturão Verde, Pedra 90, recursos igualmente disponibilizados via emenda do senador Jayme Campos. A obra viria ao encontro das expectativas daquela população, argumentou, e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e contribuir com o desenvolvimento social de crianças, jovens e adultos. "Propiciar a prática do lazer através do esporte é dispositivo fundamental ao crescimento do ser humano, em todos os níveis", disse Oséas.

Ele também indicou a aquisição de um mini-abatedouro completo para frango caipira na COOPERCINT - Cooperativa dos Produtores Rurais do Cinturão Verde, outro benefício propiciado por emenda parlamentar do senador Jayme Campos. Segundo avaliação do vereador, este maquinário também terá expressiva utilização naquele setor da capital, beneficiando cerca de 60 famílias diretamente. "Ademais, irá gerar aumento da produtividade para atender à demanda de Cuiabá e melhorar a renda econômica das famílias".

Outra indicação diz respeito à execução da pavimentação asfáltica de 5.800 metros no bairro São Francisco, recurso proveniente do próprio montante destinado ao respectivo Programa da unidade orçamentária. Conforme o parlamentar, para a comunidade local "o asfalto significa o fim da convivência diária com os adventos dos efeitos climáticos, ora com poeira, lama e pó". O pó, salientou, além do incômodo da sujeira, pode intensificar problemas respiratórios, já que, no período de chuvas, o pavimento sofre com o tráfego e erosões, tornando vários dos trechos completamente intransitáveis. "Assim, com esta pavimentação, será promovido o bem-estar e a saúde da comunidade local".

Osás observou que a pavimentação asfáltica é sempre sinônimo de progresso e desenvolvimento geral às comunidades. "Uma obra desse porte atende às necessidades locais e, ao mesmo tempo, contribui para as empresas/comércios instaladas nas respectivas regiões. Devemos ainda pontuar o seguinte: nesse bairro, a maioria das ruas encontra-se sem asfalto, sem as mínimas condições de tráfego. Isso dificulta o trânsito para motoristas e pedestres. Ali se concentram estabelecimentos comerciais, pequenas indústrias, igrejas, etc. E a mobilidade urbana fica comprometida, quase 100% com a falta de infraestrutura".

Assessoria - Gabinete JCQ