Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/02/2014
Clovito propõe lei que evita constrangimento a transexuais e congêneres
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Clovito Hugueney
Reiniciando a legislatura de 2014, após o período de recesso parlamentar, o vereador Clovito Hugueney (SD), retoma seus trabalhos lutando pela aprovação da lei que obriga estabelecimentos de qualquer natureza, que atendam ao grande público no município de Cuiabá, a tratar pelo nome social os transexuais, travestis e congêneres. O projeto deve ser entregue nas próximas sessões ordinárias.

O nome social é aquele utilizado cotidianamente pelas pessoas e, reconhecido pelos seus pares, que difere do nome oficialmente registrado, não refletindo a identidade de gênero da pessoa. “Queremos garantir a dignidade destas pessoas e acima de tudo, evitar constrangimentos. Imagina uma pessoa chegando num órgão público, cheio de gente, com a aparência física de mulher, por exemplo, sendo chamada pelo nome masculino! Isso cria um grande constrangimento”, explicou Clovito.

Com o projeto, o vereador pretende que estes nomes sejam utilizados socialmente, mas sem alteração no documento oficial da pessoa, garantindo a ela maior tranquilidade e aceitação por parte da sociedade, quando ela estiver dentro dos espaços públicos.

Além desta luta, o vereador pretende propor outras leis neste ano, que envolvam maior estruturação e conforto, como colocação de banheiros químicos e bebedouros em locais públicos.

Clovito também vai continuar com especial atenção às Indicações, que garantem iluminação pública, patrolamento de ruas, limpeza de terrenos baldios e centros comunitários. Em 2013, as indicações do vereador beneficiaram mais de 30 bairros, entre eles, Pedra 90, Dr. Fábio, Altos da Serra e Jardim União.

Luciana OliveiraPereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.