15/03/2007
Patronos devem ser reconhecidos pela população por meio de históricos
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Lutero Ponce - Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
A normatização para reconhecimento da sociedade cuiabana aos personagens ilustres da história mato-grossense, que têm o nome estampado em logradouros públicos e instituições, deverá ser realizada a partir de breve histórico e imagem do homenageado, nos próprios locais que receberam os nomes dessas pessoas.

O projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido), segundo ele, visa observar com maior atenção e não deixar na obscuridade, os personagens homenageados com nomes em escolas, museus, parques, praças, dentre outros.

Para o parlamentar, é essencial que a comunidade tenha conhecimento do histórico do homenageado, pois passou a ser hábito em Cuiabá colocar nomes em locais públicos para homenagear alguém, sem nenhuma definição de identificação sobre o agraciado.

A partir da normatização, a lei garantirá que a homenagem seja sedimentada com um mínimo de informações sobre o agraciado e permitirá a visitantes, tomar conhecimento de quem foi “em vida” e o que fez o homenageado, para ser merecedor do reconhecimento, pelo município.

“Suas histórias de vida (dos homenageados) servirão de inspiração para os jovens construírem sua trajetória, com base sedimentada, com raízes sólidas que darão sustentação na formação de sua cidadania”, frisa o parlamentar.

Conforme Lutero, o procedimento servirá de resgate da memória da comunidade em relação aos antepassados, indicando tendências e orientando comportamentos. O cumprimento da lei será de responsabilidade direta do administrador responsável pelo logradouro público e acontecerá por meio da colocação de uma placa, em local visível, contendo breve histórico e imagem do homenageado.

Assessria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)