19/02/2014
Alunos das escolas de Cuiabá retomam visitas à Câmara através do “Jovem Cidadão”
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador domingos Sávio

O Projeto Jovem Cidadão, que recebia na Câmara de Cuiabá, alunos das escolas públicas do município retoma suas atividades neste mês de março, mas com ampliação. A partir de agora, alunos das escolas particulares também estarão participando do projeto.

Segundo Domingos Sávio (SD), autor da iniciativa, “esta ampliação veio de uma solicitação dos alunos de escolas particulares, que ficavam sabendo da nossa iniciativa e também passaram a nos procurar para visitar as dependências da Câmara. Também já desenvolvemos este projeto desde 2002 e, ele faz a diferença na vida das crianças que passam pela Casa”, comemora.

As crianças e adolescente que integram o projeto são recepcionados na Praça Pascoal Moreira Cabral, onde se localiza o marco do Centro Geodésico da América do Sul, quando conhecem um pouco sobre a história do local e da própria cidade. Logo em seguida, os alunos passeiam pelo prédio da Câmara, recebendo esclarecimentos sobre a função da Casa de Leis e, de como ela influencia a vida dos munícipes.

No auditório, os alunos têm a oportunidade de estar com o vereador Domingos Sávio, que faz uma palestra abordando temas como cidadania, importância do voto, consciência politica, e os alunos passam a debater suas ideias e esclarecer melhor suas dúvidas. Um ponto chave nesse encontro é a possibilidade de serem ouvidos e de fazerem reivindicações, que se transformam em Indicações para melhor as condições dos bairros onde vivem.

A visita termina nas Galerias do Plenário da Casa, onde eles observam uma Sessão Parlamentar, com os vereadores atuando, seja utilizando a Tribuna, discutindo Projetos de Lei ou solicitando a execução de serviços públicos para os diferentes bairros da Capital.

A professora Silme Rita C. de Lemos, que era diretora da Escola João Brienne de Camargo, na época e teve alunos do ensino médio participando por 2 anos consecutivos, considera a iniciativa muito positiva. “Os alunos adoraram, pois tiveram outra visão do trabalho da Câmara e passaram a entendê-la melhor. Houve também uma repercussão muito interessante nos trabalhos das disciplinas de história e geografia”, detalhou a professora.

As visitas são possíveis nas terças e quintas-feiras, entre 8h e 10h da manhã, quando acontecem as Sessões Ordinárias. Um ônibus para o transporte dos alunos e professores, que tem a capacidade para carregar 44 pessoas é disponibilizado pelo gabinete do vereador. Durante a visita os alunos também recebem um lanche e cartilhas sobre cidadania, além de certificados pela participação no projeto.

O projeto Jovem Cidadão, que é direcionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Cuiabá, necessita de agendamento, que pode ser feito através dos telefones: 3617-1552 e 3322-5601 do gabinete do vereador Domingos Sávio.

Luciana Oliveira Pereira