25/02/2014
Semana do cavalo pode movimentar mais de R$ 7 milhões em negócios
Otmar de Oliveira
vereador Faissal Kalil (PSB)
A Câmara Municipal de Cuiabá vota nesta quinta-feira (27) projeto de Lei do vereador Faissal Calil (PSB), que institui a ‘semana’ do cavalo no calendário cultural de Cuiabá, com expectativa de movimentar mais de R$ 7 milhões, e gerando emprego e renda diretamente e indiretamente.

Todos os anos o Haras Twin Brothers realiza a Semana do Cavalo, realizando leilões, clínica de laço, clínica de três tambores, palestras sobre coleta e inseminação em equinos, sobre nutrição, primeiros socorros em equinos, além de provas técnicas de laço (cabeça em pé), provas de laço em dupla e três tambores (julgadas por juízes ABQM e com competidores de todo Estado), galeria de Garanhões, espaço Kids, praça de alimentação e confraternização todas as noites.

Somente no leilão do ano passado, foi registrado uma das maiores médias de venda do Mato Grosso, com mais de R$ 1 milhão movimentados.

“Todo ano já ocorre a Semana do Cavalo, porém agora estamos oficializando no nosso calendário cultural, ajudando aos organizadores a movimentar ainda mais dinheiro em uma área tão importante para a nossa economia e gerando emprego e renda”, explicou o vereador.

Durante todo o ano acontecem centenas de eventos equestres em todo país, porem a maioria está relacionado a uma raça ou atividade especifica.

“A Semana do Cavalo é uma oportunidade para os amantes de cavalos, criadores, fornecedores de equipamentos, serviços e aqueles que estão querendo entrar no mundo do cavalo, bem como os que procuram qualificação no mercado de trabalho equestre”, afirmou o parlamentar.

O público alvo do evento é bem extenso, indo desde amantes de cavalo e esportes equestres; criadores de cavalos (cabanhas, coudelarias, haras, fazendas); pessoas interessadas em comprar cavalos, equipamentos e serviços equestres; proprietários de chácaras, sítios e casa de campo; clubes hípicos, clubes de cavalo, escolas de equitação, “maneges” e centros de treinamento; profissionais envolvidos com atividades e esportes equestres; a empreendedores de turismo rural e imprensa especializada, vindos de todo o Estado de Mato Grosso.