28/02/2014
28 de fevereiro - Dia Mundial de Combate às Ler/Dort
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Arilson da Silva

Dignidade é direito do trabalhador!

Garantir a colocação no mercado de trabalho é anseio de todo trabalhador que busca melhorias na qualidade de vida para família. Mas toda dedicação e emprenho somada a lógica capitalista da exploração da mão de obra pode resultar em adoecimento. É neste contexto que as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) passam a fazer parte da vida de empregados que trabalham com dor em razão do próprio trabalho.

Com base nessa triste realidade onde pessoas doam suas forças pelo emprego, que o dia 28 de fevereiro passou a ser determinado pelas entidades sindicais o Dia Mundial de Combate e

Prevenção às LER/DORT. Muitas empresas ignoram as lesões causadas pelo exercício da profissão e chegam a subestimar o sofrimento dos empregados. Esta realidade não pode continuar, o trabalhador tem sim direito à assistência, a acompanhamento, e, sobretudo, ambiente de trabalho saudável para evitar tais doenças causadas pelas lesões.

Posso citar como exemplo de doenças desencadeadas tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias - que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Algumas podem ser desencadeadas em longo prazo, outras não. Para se ter ideia, há empregados que chegam a ficar deprimidos em razão da doença e a diferenciação de tratamento na empresa.

Somente neste ano, bancos como Santander, Banco da Amazônia e Bradesco foram condenados a indenizar bancários que foram demitidos e estavam lesionados. Este é um exemplo de desrespeito à saúde dos trabalhadores que doam a vida pelo emprego e são descartados como objetos sem utilidade.

De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Previdência Social, as LER/DORT atingem todos os setores produtivos, com grande incidência na agricultura, indústria e setor financeiro, sendo verificada também no setor de transporte e na construção civil. As incidências são ainda maiores em locais que não oferecem ambiente de trabalho saudável e não têm condições laborais certas, categorias como a dos professores, profissionais da informática e dos diversos setores públicos e privados são acometidos.

A prevenção é fundamental e essa iniciativa tem que partir do empregador. Tal ação deixa claro a missão da empresa e demostra que o empregado e sua saúde são essenciais. Chega de empresas que tratam as pessoas como objetos, como itens que podem ser descartados a qualquer momento. A prevenção é direito sim dos empregados e dever da empresa.

Na sessão desta quinta-feira (27), apresentei um projeto de lei que determina o dia 28 de fevereiro como Dia Municipal de Combate às LER/DORT justamente com o objetivo de intensificar a luta da prevenção e saúde do trabalhador.

O importante é unirmos forças por políticas públicas pela saúde do trabalhador, ações são fundamentais para somar na luta pela preservação de vidas, de trabalhadores realizados no emprego com a manutenção do equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Como presidente da Comissão de Trabalho na Câmara de Cuiabá, dirigente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) e militante dos movimentos sócias, reafirmo meu compromisso na luta pela valorização dos trabalhadores, por melhores condições de trabalho e dignidade no exercício da profissão.

Arilson da Silva é vereador pelo Partido dos Trabalhadores, presidente da Comissão de Trabalho da Câmara de Cuiabá e dirigente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.

Arilson da Silva

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues