06/03/2014
Servidor da Casa de Leis cultivou a maior manga do Estado
Divulgação
Cecílio Marinho Gallo, servidor da Câmara de Cuiabá há mais de 25 anos, chamou a atenção dos mato-grossenses ao cultivar a maior manga do Estado. O pecuarista colheu no mês passado uma fruta que pesa mais de 1,5 Kg.

A manga pesa quase três vezes mais do que as tradicionais encontradas normalmente. Ela foi cultivada em sua estância localizada na Rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

"As mangueiras são uma herança de famílias. Meu pai adquiriu esta Estância há mais de 60 anos. Isso aqui é uma relíquia pra mim", disse o servidor.

Cecílio registrou a manga no instituto de peso e medidas do Estado. Esta qualidade de manga se chama Kaiti, foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1979. O peso médio deste tipo varia de 550 a 740g.

Ela chegou ao Brasil em 1960 e se tornou uma das preferidas entre os produtos. Isto porque, quando se trata de polpa, os frutos são 70% comestíveis.

Além disso, aguentam mais tempo nas prateleiras do mercado. A fruta é rica em vitaminas e mineiras, mas só ganha das outras no tamanho, pois tem o mesmo valor nutritivo.

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!