10/03/2014
Lilo presta homenagem à única mulher do parlamento municipal
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Lilo entrega buquê a vereadora Lueci

Vereador Lilo Pinheiro (PRP) homenageou as mulheres de capital na sessão de quinta-feira, ele parabenizou a legislatura e as ações da vereadora Lueci Ramos (PSDB), única representa feminina no Parlamento cuiabano.

"Principalmente aos da nova legislatura têm muito o quê aprender em experiência, humanização e principalmente, a luta em prol das mulheres", diz Lilo.

A vereadora levou à Câmara de Cuiabá a campanha: "Violência Contra a Mulher, Vamos Meter a Colher". A campanha da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Sala da Mulher, da Assembleia Legislativa e agora conta com o aporte do Legislativo municipal.

"Agradeço a homenagem deste jovem legislador", ressaltou Lueci.

Lilo também lembrou o acontecimento que originou a data de 8 de março de 1857, onde operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

"Ainda hoje essas guerreiras ganham salários inferiores em relação aos homens, na mesma profissão e com o mesmo grau de escolaridade, fora outras situações de desigualdade. Por isso, é importante que o 8 de março seja um dia de reivindicações, para exigir que tais direitos sejam respeitados", reforça o vereador.

Pinheiro encerrou sua homenagem entregando um buquê de rosas vermelhas e lembrando das mulheres que fizeram e fazem parte de sua vida." Parabéns a todas", finaliza.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório