24/03/2014
Ao chegar à maioridade, órfãos sofrem com um segundo abandono
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Oseas Machado

Minimizar o impacto de um segundo abandono, esta é a visão do projeto de lei municipal apresentado pelo vereador Oséas Machado (PSC), onde sugere ao executivo a preparação destes com cursos profissionalizantes e o enquadramento profissional através de estágio.

“Abandonados pela família e esquecidos pelo poder público. Os órfãos chegam aos abrigos com diferentes idades, mas o prazo de saída é único. Chegar aos 18 anos é a sentença irrecorrível ao novo abandono para aqueles que não foram adotados.”, lamenta o parlamentar

Machado explica que mesmo contra a essência das políticas de proteção do poder público, os jovens são deixados por sua própria conta e risco. Uma interrupção brusca de seus relacionamentos dentro dos lares e principalmente, na sua formação profissional. Sem alternativas, os jovens voltam ao ponto de extrema vulnerabilidade social.

O projeto 008/2014 , apresentado pelo vereador, dispõe sobre a prioridade de concessão de vagas, para adolescentes institucionalizados, que se encontrem sob a responsabilidade do município de Cuiabá, em cursos profissionalizantes, projetos de inserção profissional e contratos de estágios efetuados pelo município.

“Espero que os pares entendam a importância deste projeto, pois grande parte de nossas crianças e adolescentes passam a fase inicial de suas vidas em abrigos e casas conveniadas pelo município e ao ultrapassar o período de adoção são deixadas a própria sorte, temos que corrigir isso”, enfatiza o vereador que aguarda a provação do projeto.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!