27/03/2014
Projeto de Lei busca priorizar atendimento de saúde aos mais vulneráveis
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Maurélio Ribeiro

Na sessão ordinária desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) apresentou o projeto de lei que dispõe sobre o prazo para a realização de consultas e exames médicos na rede pública de saúde do município. O objetivo é resguardar o atendimento das crianças, gestantes e pessoas idosas.

A partir da aprovação da lei, crianças com idade até 12 (doze) anos, gestantes e pessoas a partir de 60 (sessenta) anos, deverão ser atendidas em um prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis, a contar do agendamento.

Maurélio Ribeiro, que é médico e profundo conhecedor da realidade vivenciada dentro do sistema de saúde pública, explica que seu projeto busca garantir um atendimento mais eficaz a três seguimentos da população que, por estarem com a imunidade mais sensível, fica muito mais sujeito a contrair doenças.

“Se para os jovens, já é difícil aguardar um atendimento médico, imagine para idosos, que muitas vezes moram sozinhos e não estão em condições físicas e materiais muito boas”, pontua o vereador.

Com relação às crianças, o vereador enfatiza, “a demora no atendimento a crianças pode, por vezes, comprometer toda uma vida e ainda deixar sequelas. Ocorre o mesmo com as gestantes, pois uma demora pode ser extremamente prejudicial a saúde delas, assim como a do bebê”.

O projeto de lei tramita na Câmara de Cuiabá e aguarda por um parecer favorável das Comissões pertinentes, para ser aprovado em Plenário.

Luciana Oliveira Pereira