03/04/2014
Lueci Ramos solicita honrarias para marcar aniversário de Cuiabá
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Lueci Ramos

Para comemorar os 295 anos de Cuiabá, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) encaminhou à Casa de Leis Cuiabana, 09 Decretos Legislativos que prestam homenagem a cidadãos que vivem na Capital, como forma de marcar o aniversário da cidade, comemorado em 08 de abril.

“Todas estas pessoas, de alguma forma, prestaram ou ainda prestam relevantes serviços à nossa cidade. Independente de sua condição financeira, social ou política, fazem a diferença em Cuiabá”, frisa a vereadora.

Títulos de Cidadão Cuiabano serão concedidos ao sr. Oiran Ferreira Gutierrez, empresário do ramo turístico, que calcou sua vida profissional em Cuiabá, desde 1986. Ele foi presidente do antigo Turimat, hoje SEDTUR, além de representar o Estado nacionalmente dentro do setor.

Ademir Moura da Silva, de Itumbiara (Goiás), que é assentado no Assentamento 21 de Abril, desenvolve um intenso trabalho junto à comunidade rural, trabalhando pelo bem social da sua comunidade. Atualmente Ademir preside a associação, mas em 2011, foi secretário de Políticas Agrícolas e Fundiárias da União Coxiponense da Associação de Moradores de Bairros – UCAM.

Lademir Sette, gaúcho de Constantina, no Rio Grande do Sul, também receberá o título. Radicado em Cuiabá desde 1997, se dedica ao ramo de sonorização, iluminação e palco, com reconhecimento incontestável de qualidade nos eventos que faz.

Custódio Rodrigues de Castro Júnior, natural de Olímpia, São Paulo está na cidade desde 1995. Hoje é Diretor Executivo da ACRISMAT – Associação dos Criadores de Suínos do Estado, um importante setor para a economia de Mato Grosso. Dos anos de 1997 a 2000, Custódio também foi instrutor do Programa Qualificar, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O arquiteto e urbanista Edmilson Eid, que é paulista e se mudou para Cuiabá em 1979, já deixou sua marca em muitos edifícios na Capital e também passará a ser cidadão cuiabano. “Seu portifólio explica não só a grandeza do seu trabalho, mas também contribui para o progresso associado ao bom gosto em nossa cidade”, justificou a vereadora Lueci.

Recebem a Ordem do Mérito, a palestrante, administradora e mestre em Direito, Isis Catarina Martins Brandão, que foi responsável pela implantação do Instituto Memória da Assembleia Legislativa do Estado. Como grande incentivadora da cultura, Isis também é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, da Associação Cultural de Integração Sul Americana (ACISA) e do Muxirum Cuiabano.

O servidor público Aécio Benedito Dias Pacheco, também irá receber a Ordem por seus mais de 20 anos prestados à população. Sempre preocupado com a qualidade de seu trabalho no serviço público, fez graduação e pós-graduação na área, além de ter ocupado diversos cargos.

Já a Comenda do Legislativo Cuiabano será oferecida pela vereadora a Edemilson Rufino de Lima, que também prestou relevantes serviços no serviço público, notadamente na área de educação e cultura, além de ser membro da Diretoria Executiva da Federação das Associações e Grupos de Cururu e Siriri deste Estado.

Crézio Pires de Miranda, natural de Santo Antônio de Leverger, também recebe a Comenda. Atualmente exercendo o cargo de Presidente da Associação dos Servidores da Câmara – ASCAMUC, ele é servidor de carreira da Câmara há 18 anos e, “sempre com dignidade e profissionalismo vem trabalhando”, explicou Lueci.

Os homenageados com o título de Cidadão Cuiabano receberão a honraria em solenidade no dia 14 de abril. Já os que receberão a Ordem do Mérito e a Comenda do Legislativo, serão homenageados em outra oportunidade.

Luciana Oliveira Pereira