08/04/2014
Maurélio homenageia pessoas que adotaram Cuiabá como terra natal
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Maurélio Ribeiro

Na última sessão da Câmara de Cuiabá, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), recebeu a aprovação do Plenário, para os nomes indicados por ele para receberem o Título de Cidadão Cuiabano em solenidade alusiva aos 295 anos de Cuiabá, comemorado neste dia 08 de abril.

O vereador, que é “muito coração”, como os amigos o intitulam, lembrou o sentido desta homenagem e o fato da outorga equivaler a uma “adoção oficial” por parte de Cuiabá.

“A real finalidade desta outorga é homenagear pessoas que fazem a diferença em nossa cidade, seja contribuindo através de seu trabalho, seja com ações voluntárias, sempre para o bem da sociedade. Por isso apresentamos estes nomes, que representam exemplos a serem seguidos e, pelas ações que promovem em Cuiabá, já são reconhecidos como nossos irmãos”, explicou o vereador que é nascido em Cuiabá.

O vereador irá outorgar a adoção a três paulistas, dois mineiros e dois gaúchos. Do estado de São Paulo serão homenageados Giulianna Altimari, de Penápolis, que veio para Cuiabá em 1987. Administrou por 10 anos a drogaria da sua família, mas formou-se em Direito no ano de 2006. Atuante no setor de comunicação, Giulianna já apresentou programas em televisão e rádio, além de assinar colunas sociais em jornais da cidade, levando o nome de Cuiabá para além das fronteiras do Estado.

A natural de Tupã, Gessi de Fátima Cangussu Brito, chegou a Cuiabá com o esposo, no final da década de 1970 para formar sua família. Foi professora na Escola Raimundo Pinheiro, mas aprovada em concurso, fez carreira no extinto BEMAT. Graduada em Administração, especializou-se e hoje é mestre na área de Recursos Humanos, formação que lhe permitiu contribuir em alguns órgãos públicos do Estado. Atualmente, ela ocupa a direção do MT Fomento, com o intuito de desenvolver o Estado e diminuir as desigualdades sociais.

Maria Teresa de Mello Vidotto, nascida na cidade de Marília em 1964, mudou-se para Cuiabá em 1971. Saiu da cidade para formar-se Nutricionista, mas retornou a Cuiabá em seguida, trabalhando em empresas privadas e na Prefeitura de Cuiabá. Casada com o atual secretário adjunto de Assistência Social de Cuiabá, César Fernando Berriel Vidotto, Maria Teresa teve duas filhas cuiabanas e hoje atua como Superintendente de Desenvolvimento Organizacional do Estado de Mato Grosso.

Um gaúcho homenageado é Sandro dos Santos Caillava, natural de Porto Alegre. Ainda no Rio Grande do Sul iniciou sua carreira militar no Exército, atingindo a patente de 1° Tenente. Em 1994 veio para Mato Grosso, ingressando no Corpo de Bombeiros, onde exerceu as funções de Subcomandante, Chefe de Ensino, Chefe da Seção de Inteligência, Comando de Quartel em Lucas do Rio Verde e Diretor de Administração Institucional do CBM-MT. Neste período graduou-se em Direito e especializou-se em Gestão Pública, para melhor desempenhar suas funções. Atualmente, Sandro exerce o cargo de Superintendente de Aquisições Governamentais na Secretaria de Administração do Estado.

Outro gaúcho que recebe o título é o ilustre médico Antônio José de Souza, natural de Caxias do Sul (RS). Formado em Porto Alegre, Antônio mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou para a Formação de Oficiais Médicos da Escola de Saúde do Exército Brasileiro. Em 1974 veio transferido para Cuiabá, para ser o Chefe do Serviço Médico no 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), na implantação da BR 163 (Cuiabá-MT / Santarém-PA) e da BR 364 (Cuiabá-MT / Porto Velho-RO), além disto, prestou assistência médica aos índios do Parque Nacional do Xingu, junto a FUNAI por dez anos. Em 1991 aposentou-se do serviço militar, mas continuou a atuar, sendo nesse mesmo ano Chefe da Perícia Médica do Estado de Mato Grosso junto ao IPEMAT. Foi médico do Sistema Prisional do Estado e Médico do Trabalho, além disso, sócio-fundador das Cooperativas UNIMED Cuiabá e UNICRED Mato Grosso. Desde 1975, faz parte do corpo clínico do Hospital Geral, atendendo como ginecologista e obstetra.

De Minas Gerais, recebem o título, o engenheiro Carlos Henrique Machado, natural de Porto Esperança, que por força profissional acabou vindo executar obras no Estado e mudou-se para Cuiabá em 1990. Com vasta experiência no setor de linhas de transmissão, construção e montagem de subestações, redes de telefonia, entre outras, Carlos Henrique tornou-se empresário do ramo. Com a fundação de duas empresas, que geram centenas de empregos, o engenheiro já levou o nome de Cuiabá, através da execução de serviços de qualidade para todos os estados da Amazônia Legal, região Centro Oeste e ainda, Bahia e Espírito Santo. Além disto, exerce ações na área social que atendem abrigos e casas de assistência da cidade.

Também recebe a homenagem do vereador Maurélio Ribeiro, o colega no Parlamento, Onofre de Freitas Júnior, que é jornalista e publicitário. Nascido em Ituiutaba em 1966, Onofre mudou para Mato Grosso na adolescência, mas chegou a Cuiabá já adulto, em 1990, passando a trabalhar na TV Brasil Oeste. Em 1999 foi administrar a TV Rondon, onde apresentou 02 programas, um deles representando sua grande bandeira que é o Direito do Consumidor. Com bastante luta, em 2007 foi o responsável pela criação do PROCON Municipal. Atualmente é vereador e apresentador dos programas da TV Brasil Oeste: “Ponto de Vista” e “Mato Grosso Mais”.

As pessoas que tiveram seus nomes aprovados para receber os títulos de Cidadão Cuiabano, serão homenageadas no dia 14 de abril, em solenidade no hotel Fazenda Mato Grosso.

Luciana Oliveira Pereira

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)