Início
NOTÍCIAS
16/04/2014
Cido apresenta projetos para recolher entulhos e construir locais para velórios
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Cido Mendonça em uso da Tribuna

O vereador Cido Mendonça (PT) apresentou na Câmara de Cuiabá, dois projetos de leis, sendo que um deles dispõe sobre a coleta de entulhos e lixo proveniente de limpeza de jardins enquanto o outro determina a construção de lugares públicos para realizar velórios na Capital, custeados pelo Município. Os projetos foram apresentados na sessão desta terça-feira (15) e agora irão passar pelas Comissões da Casa para receber parecer e só depois serem colocados para votação em plenário.

Pelo texto do projeto de lei para recolhimento de entulhos, a Prefeitura de Cuiabá ficará responsável por efetuar, sem cobrar,  a coleta de entulhos de construções e lixos provenientes de limpeza de quintal como corte de árvores, poda de grama,  além de objetos velhos incluindo sofás, restos de móveis e demais objetos domésticos. Para isso, terão dias específicos para os trabalhos, a serem regulamentados através de decreto municipal.

De acordo com o vereador Cido Mendonça, o objetivo é ajudar a preservar o meio ambiente e consequentemente a saúde da população, uma vez que esses entulhos costumam ser jogados em terrenos baldios e beiras de ruas, avenidas e rodovias resultando em depósito de lixo, água parada e esconderijo para animais que podem transmitir doenças. Também prejudicam a limpeza da cidade e resultam num visual desagradável para moradores e visitantes.

Hoje, parte dos entulhos costuma ser descartada irregularmente em áreas consideradas de mananciais e preservação ambiental. A partir do momento em que o projeto for aprovado e os serviços de recolhimento desse lixo forem oferecidos com frequência, espera-se que tais problemas deixem de existir. 

Para moradores que descumprirem a norma, a lei prevê punição que vai de advertência escrita a multas variando de R$ 300 até 10 salários mínimos, além da apreensão dos veículos que forem utilizados para descartar entulhos em locais inapropriados.

Quanto ao projeto para instalar locais apropriados para fazer velórios na Capital, no texto, o vereador descreve que ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá construir esses espaços em bairros polos, para que consigam atender diversos outros bairros do seu entorno que estejam situados na mesma região.

“São poucos os espaços disponíveis para a realização de velórios, alguns deles estão situados em salões de igrejas. Por isso, nosso projeto pede que  a Prefeitura construa mais locais e seja responsável pela manutenção desses espaços”, comenta Cido que está legislando desde o dia 2 de abril, na vaga do vereador Allan Kardec.

Assessoria de Gabinete - Welington Sabino



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/04 - Nota de pesar | Toshio Doi
10/04 - Em reunião com secretária, vereador Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital
10/04 - Segurança da Coletividade é pauta de reunião no bairro Duque de Caxias em Cuiabá
09/04 - Artigo - 100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
08/04 - Câmara lança vídeo em homenagem ao aniversário de Cuiabá
07/04 - CCJR aprova pareceres de projetos durante reunião nesta quarta
07/04 - Alex Rodrigues toma posse como vereador
07/04 - Durante reunião, conselheiros tutelares apresentam demandas a vereadores
07/04 - Dr. Luiz Fernando solicita que município trate pacientes com sequelas da covid
06/04 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
06/04 - Tribuna Livre discute temas voltados à saúde
06/04 - Parceria facilitará que setor do comércio acompanhe trabalhos legislativos
06/04 - Em uma semana, Juca do Guaraná Filho apresentou 52 indicações para melhorias nos bairros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.