06/06/2014
Presidente da MT Mamma recebe Moção de Aplausos do vereador Allan Kardec
Pedro Alves
A presidente da Associação MT Mamma, Juci Ribeiro, recebeu na Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (05), uma Moção de Aplausos concedida pelo vereador Allan Kardec (PT) como reconhecimento pelo trabalho realizado à frente da associação de trabalhadoras e trabalhadores voluntários sem fins lucrativos que atende a mulheres e homens com câncer de mama.

A instituição atende e apóia pessoas com câncer de mama. “Quando a gente fala pessoas são homens e mulheres porque quando se fala em câncer de mama dá uma conotação de que é só de mulheres, mas homens também são acometidos pelo câncer de mama”, alerta Juci explicando que somente em 2013 foram 117 homens diagnosticados com a doença. “E realmente assustador, mas o câncer tem 95% de cura se descoberto no início”, destaca.

A MT Mamma que atualmente tem 105 mulheres assistidas, faz esse trabalho há 6 anos atuando em 2 frentes, no pré e pós diagnóstico dando apoio às mulheres na sede da associação para resgatar a autoestima. “Temos várias atividades, como terapia, coral, dança do ventre, yoga, reiki, enfim todas as atividades voltadas para resgatar a autoestima dessas mulheres que ficam tão dilacerados com o diagnóstico do câncer de mama”, explica Juci.

A associação também faz palestras educativas e informativas em vários espaços. Onde é convidada vai com toda a equipe, médico, uma assistida para dar depoimento de superação, uma voluntária para falar do trabalho na MT Mamma e pra instigar cada pessoa a conhecer sua mama, o seu corpo, se tomar para descobrir se tem alguma coisa. Juci pontuou que a Câmara Municipal de Cuiabá sempre abre espaço à associação para falar sobre o trabalho realizado e alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e da descoberta da doença logo no início.  A próxima ação é a Campanha Outubro Rosa que na qual edificações como prédios, casas e outros espaços são iluminados de rosa para chamar atenção da população sobre a saúde das mamas.

Ajudas e doações

A associação precisa de ajuda e doações para manter sobreviver pois a renda principal hoje é a venda de produtos. A sede é alugada e dispõe de 2 funcionários para atender a população assistida e tem gastos mensais de aproximadamente R$ 7 mil. “Não temos nenhum tipo de apoio  a não ser a venda dos nossos produtos, a ajuda de alguns parceiros. Viemos a esta Casa pedir pra Câmara endossar, encampar essa ideia de ajudar a sociedade em ações com a do MT Mamma”.

Na MT Mamma existe ainda um banco de perucas, o único do estado de Mato Grosso. As perucas são alugas em regime de comodato por 3 meses. “A pessoa que tem câncer de mama que se cadastra na associação, pode usar a peruca por meio de comodato. Porém, temos poucas perucas então estamos pedindo as pessoas para doarem cabelos, pedimos às profissionais que nos ajudem a confeccionar essas perucas porque o custo também é muito alto. Pedimos que a sociedade se envolva conosco que abrace essa causa que tem salvado muitas vidas”, destaca a voluntária.

Quem tiver interesse em ajudar pode ligar na associação em horário comercial (8h às 17h) de segunda a sexta-feira e aos sábados até às 12h. O telefone para contato é (65) 3052-8758. A MT Mamma está localizada no bairro Jardim Petrópolis na rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, n°11, Quadra 13.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete