17/07/2014
Oséas Machado e vereadores intercediam acordo que da fim a greve dos enfermeiros da capital
Pedro Alves - Secom Câmara de Cuiabá.
Vereador Oseas Machado (PSC).
A Prefeitura de Cuiabá e o Sindicado dos Profissionais da Enfermagem chegaram ao acordo de reajuste salarial para a categoria, no ultimo dia nove deste mês , após reunião no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça em parceria com os vereadores Oséias Machado, Rogério Varanda, Adilson Levante, Dilemário Alencar e Wilson Quero-Quero.

Há dois meses Oséas,em parcerias com os pares da Câmar, realizaram a intermediação entre a classe dos enfermeiros e a prefeitura de Cuiabá.

“A luta é justa, pois estão em busca de melhorias salariais. Os enfermeiros, em especial os da grande Cuiabá,deparam diariamente com o caos da saúde e mesmo sendo maioria na força trabalhista do país cobram não ter representação”, diz Machado.

O reajuste foi escalonado em cinco anos para os enfermeiros e técnicos de enfermagem efetivos, que receberão a partir de abril de 2015 um aumento real de 5%, mais o percentual do INPC. Para evitar defasagem, foi firmado o INPC mínimo de 6%. De acordo com a proposta, o reajuste ao final será de 68%.

Já os enfermeiros contratados receberão aumento de 25% já no salário de agosto deste ano, mais o reajuste de 5% e INPC, a partir de 2015. Os técnicos de enfermagem contratados terão reajuste de 10%, em agosto, e também receberão os aumentos de 5% e INPC, em 2015.

“Essa proposta será enviada ainda esta semana para a Câmara de Vereadores, que terá a responsabilidade de aprová-la antes do recesso da Casa, para que o acordo firmado possa ser cumprido já no próximo mês”, pontuou o secretário de Gestão, Pascoal Santullo Neto.

O presidente do Sindicato, Dejamir Souza Soares, levou a proposta imediatamente para deliberação dos profissionais que acompanhavam o resultado da reunião. “Defendemos o acordo diante dos enfermeiros e técnicos, que aprovaram a proposta e nos comprometemos a voltar ao trabalho imediatamente, encerrando a greve”, afirmou.

Para o magistrado que mediou à conciliação, Hildebrando da Costa Marques, o judiciário cumpriu o papel de facilitar as negociações entre as partes. “O mais importante foi que chegamos a um acordo bom para os dois lados e solucionamos um impasse que prejudicava toda a sociedade”, disse.

Assessoria de Imprensa - Elizangêla Tenório