06/11/2014
Vereadores cobram e crematórios são liberados em Cuiabá
Pedro Alvez - Secom.
Vereador Juca do Guaraná (PTdoB).
Após dez anos de espera Sema libera crematório em Cuiabá, resultado de vistoria em funerárias.

Um dos assuntos polêmicos da capital continua sendo a atuação dos serviços funerários, o debate voltou à tona quando o vereador Juca do Guaraná Filho deflagrou algumas falhas, em 2014, e convocou a população e os parlamentares municipais, para uma vistoria nas funerárias de Cuiabá.

Através desta ação muita coisa já toma um rumo diferente à primeira foi à melhora dos serviços gratuitos, hoje quem não tem condições de comprar um caixão tem três escolhas diferencias, antes apenas uma, acompanhando também os paramentos da cerimonia fúnebre.

Nesta semana Juca apontou uma nova conquista, que há mais de 10 anos a população aguardava, a liberação para o funcionamento dos crematórios por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O maquinário foi adquirido, pela coordenadoria Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, no primeiro semestre de 2005 por US$ 250 mil e deveria funcionar em poucos meses, mas até hoje está parado em decorrência da liberação.

Nilson Martins Marques, responsável pelo equipamento, disse com está liberação os ajustes serão realizados e até 2015 a população terá a possibilidade de ser atendidas com os serviços de cremação.

O vereador destaca que a atividade não tem grande impacto ambiental. “O crematória polui bem menos que uma moto, e havendo o pedido da família esse direito deve ser garantido, como acontece em grande parte do país”, aponta.

RELEMBRANDO O CASO
A visita dos parlamentares aconteceu em fevereiro de 2014 em duas funerárias, Pax Nacional e Dom Bosco, a central funerária e o Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Os vereadores aproveitaram a ocasião para propor melhorias no serviço gratuito.
Através da visita O vereador Juca constatou a necessidades da entrada de novas empresas na Cidade para oferecer os serviços fúnebres e apresentou o projeto que cobra a implantação de uma funerária a cada 100 mil habitantes.

O parlamentar aproveitou a ocasião e cobrou da sema a liberação para o funcionamentos dos crematórios.

Assessoria de Imprensa - Elisângela Tenório