20/03/2015
Câmara estuda a possibilidade de reconhecer estilingue como modalidade esportiva
Secom Câmara de Cuiabá.
Vereador Toninho de Souza (PSD).
O presidente da Confederação Brasileira de Estilingue (CBE), Alberto Alves do Nascimento, o Betão, esteve na sessão ordinária desta quinta-feira (19-03) da Câmara Municipal de Cuiabá a convite do vereador Toninho de Souza (PSD).
Convidado para fazer uso do espaço reservado para a Tribuna Livre, Betão foi anunciar a realização da 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Estilingue marcada para ocorrer nos dias 19 e 20 de dezembro deste ano, em Chapada dos Guimarães, que é o primeiro município mato-grossense a reconhecer a atividade de lazer como modalidade esportiva.

Aproveitando a oportunidade, o dirigente pediu apoio dos parlamentares ao projeto de lei apresentado por Toninho de Souza para que Cuiabá também reconheça o estilingue como esporte.

De acordo com Betão, para maior divulgação da atividade de lazer praticada por milhares pessoas de várias idades em Mato Grosso, é de suma importância Cuiabá aprovar a proposta.

"É essencial e importante para divulgação do esporte Cuiabá fazer esse reconhecimento. A capital pode ser a grande propulsora dessa nova modalidade esportiva no Estado", disse o presidente da CBE, ressaltando que países como Itália, Espanha e Guatemala já reconhecem o estilingue conhecido em Mato Grosso também como funda como modalidade esportiva. A nível mundial, o desafio agora é fazer com que seja aprovada também como esporte olímpico pelo Comitè Olímpico Internacional (COI).

Pela legislação brasileira, a atividade tem aval de vários órgãos públicos como da área de meio ambiente para a retirada da forquila e bodoque, a não matança de aves e de segurança pública.

Segundo Betão, para que o adepto circule com um dos três instrumentos - dedeira, forquilha e bodoque - é preciso estar portando um registro reconhecido em cartório em que é liberado o seu porte somente para a pratica esportiva.

Autor do projeto de lei, Toninho de Souza ressalta que a atividade é milenar e cultural em Mato Grosso, principalmente entre a garotada do interior do Estado.

Para ele, ao ter o reconhecimento como modalidade esportiva e automaticamente amparada por uma legislação, o estilingue, tende a ganhar milhares de adeptos, seja no interior de Mato Grosso como também na capital mato-grossense.

Para o parlamentar, legalizada judicialmente, muitos adultos vão querer praticar a modalidade. "Quem nunca brincou de estilingue? Tenho certeza que sua aprovação aqui em Cuiabá levará muita gente a conhecer este novo esporte", disse.

Para o Campeonato Brasileiro em dezembro, em Chapada, adeptos de mais de 30 cidades brasileiras já confirmaram presença. O esporte consiste em acertar o alvo em cinco tiros.

A distância é de 7 metros; 4 de largura e 12 de altura. O vencedor é quem acertar os cinco tiros, tendo como munição uma pequena bola confeccionada de argila.

Assessoria de Imprensa - Luiz Esmael