03/04/2008
Novas indicações beneficiam bairros de Cuiabá
Secom Câmara/CBA
Vereadores solicitam melhorias para bairros
Apresentaram indicações para diversos bairros da capital na sessão ordinária desta quinta-feira (03/04) os vereadores Mário Lúcio (PMDB), Carlos Haddad (PTB), Domingos Sávio (PMDB), Dilemário Alencar (PTB), Enelinda Scala (PT), Francisco Vuolo (PR) e Lúdio Cabral (PT).

O vereador Carlos Haddad indicou a instalação de quatro redutores de velocidade no bairro Drº Fábio I e solicitou a realização de Audiência Pública para a exposição e debate da construção do autódromo em Cuiabá. Segundo Haddad o governador do Estado está dando preferência para projeto de construção do autódromo em Rondonópolis. “Rondonópolis já está um brinco com os investimentos da prefeitura e do Governo do Estado, quem precisa mais de investimentos nesse sentido é Cuiabá. Este projeto irá fomentar o turismo na capital. E o governador Blairo Maggi obteve a maioria de seus votos neste município”, afirmou.

No pequeno expediente, Domingos Sávio solicitou a reforma do Centro Comunitário dos bairros Jardim industriário e Nova Esperança, a reposição de luminárias no Industriário II, mais ônibus no bairro Pedra 90, mais dentistas na policlínica do Pascoal Ramos e asfaltamento nos bairros Nova Esperança I, Pedra 90, São Sebastião e Pascoal Ramos.

O suplente de vereador Dilemário Alencar, que participou de sua última sessão na Câmara e devolve a cadeira para Éden Capistrano, indicou a realização de Audiência Pública para discutir a questão da greve dos carteiros e pediu que todos os vereadores assinem o abaixo assinado contra o Ministro da Comunicação, Hélio Costa. Segundo Dilemário, a questão da greve dos funcionários dos Correios e Telégrafos já deveria ter sido resolvida e as reivindicações atendidas entre elas o adicional de risco e a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. Dilemário lembrou que em outra oportunidade usou a tribuna da Câmara para discutir a falta de entrega de correspondência em bairros da capital. “Isso não é culpa dos carteiros, mas da falta de uma política pública adequada”, afirmou.

Francisco Vuolo apresentou indicações para os bairros Jardim Brasil, Porto, Duque de Caxias, Cohab São Gonçalo, Mossoró entre outros. São pedidos dos moradores de limpeza de ruas, calçadas, iluminação pública, operação tapa buracos e coleta de lixo. Na ocasião, Vuolo também apresentou requerimento solicitando a realização de sessão solene em comemoração aos 50 anos de atividade da concessionária de energia Rede Cemat.

Lúdio Cabral aproveitou o pequeno expediente para apresentar requerimento solicitando informações à prefeitura municipal de Cuiabá sobre a implementação do acesso da população à uma série de medicamentos e insumos de tratamento da diabetes capilar. Segundo o vereador petista, o direito é assegurado pela Lei Federal 11.347 de 2006 e por Portarias Ministeriais. O vereador e médico sanitarista também aproveitou a oportunidade para responder a carta de uma eleitora que pede informações sobre o andamento do projeto de lei de sua autoria que concede o direito ao transporte gratuito aos portadores da doença Lupos Eritematoso Sistêmico (LES). A doença que tem maior incidência em mulheres não tem causa conhecida e afeta o sistema imunológico. Lúdio disse que o projeto de lei foi apresentado o ano passado e se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi