26/03/2015
Vereadores dão sequência à Blitz na Saúde e médico do Coxipó faz desabafo
Assessoria de Gabinete.
Blitz na Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá deu nesta quarta-feira (25-03) sequência na fiscalização nas unidades de saúde da capital mato-grossense. Denominada de 'Blitz na Saúde', a vistoria desta vez ocorreu em três policlínicas da região da Grande Coxipó - Coxipó, Paschoal Ramos e Pedra 90. É a segunda etapa do trabalho desenvolvido pelos vereadores Toninho de Souza (PSD), Oséias Machado (PSC), Arílson Silva (PT), Ricardo Saad (PSDB) e Clovito Hugueney (SDD).

Sem nenhum comunicado prévio da visita surpresa, os parlamentares verificaram in-loco a condição de trabalho dos profissionais da área de saúde  - médicos e enfermeiros , atendimento à população e medicamentos. Nas três vistorias, ficou constatado à ausência de médicos - clínicos gerais e pediatras - para dar celeridade ao atendimento às pessoas acometidas por algum tipo de problema de saúde.

Na Policlínica do Coxipó, o médico plantonista Osdelínio Godoy aproveitou a presença dos vereadores para fazer um desabafo. Segundo ele, que estava responsável para atender mais de 60 pessoas só no período matutino, revelou que à ausência de médicos e a superlotação no Pronto Socorro Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morada de Ouro são responsáveis pelo caos no Sistema ÚnIco de Saúde (SUS) de Cuiabá. "São vários os problemas que acabam estourando em cima da população que não tem um atendimento de qualidade", desabafou, ganhando total apoio dos parlamentares.

Em contato com a diretoria responsável pela Policlínica do Coxipó, Luzeni Alves de Souza, o vereador Toninho de Souza teve acesso à escala dos médicos plantonistas. No momento da vistoria, tinha apenas dois clínicos gerais e uma pediatra para atender mais de 100 pacientes entre mulheres gestantes, adultos, crianças e idosos. Com uma demanda de mais de 300 atendimentos diário, o local, segundo Toninho, era para ter em seu quadro, no mínimo, cinco clínicos e três pediatras. "Isso é um absurdo. A região do Coxipó é muita populosa e só dois clínicos não dão conta de fazer um atendimento adequado, não o ideal como manda a regra na saúde pública", lamentou o parlamentar.

Ao ouvir várias reclamações por parte dos pacientes, Toninho de Souza reforçou à necessidade do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) em exigir da Secretaria Municipal de Saúde que coloque para trabalhar os cerca de 740 médicos contratados pela pasta. Para o vereador petista Arílson da Silva, o número de profissionais contratados e que estão na folha de pagamento da secretaria mensalmente, é o suficiente para que a população cuiabana tenha um atendimento de qualidade e célere. "Com saúde não se brinca e muito menos não era demorar tanto no atendimento. A realidade é que a Secretaria de Saúde tem quadro suficiente para fazer um trabalho a contento da população. Vamos cobrar do prefeito a escala de todos os profissionais disponíveis na pasta", disse Silva.

Já nas policlínicas do Pascoal Ramos e Pedra 90 a realidade é a mesma. No Pascoal Ramos há médicos e enfermeiros, mas também não é o ideal para toda demanda. Neste local, o que complica ainda mais, é o fato do Pedra 90 não disponibilizar de clínicos gerais e todo o atendimento é repassado para o Pascoal. No Pedra 90, além da falta de médico para urgência e emergência, ficou constatado também que a infraestrutura do prédio da policlínica está se deteriorando com goteiras em várias salas e os bancos de espera estão todos quebrados e sem mais a almofadas para acomodar os pacientes.

Assessoria de Imprensa - Luiz Esmael

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital