Início
NOTÍCIAS
06/04/2015
Projeto que tramita na Casa de Leis dá mais segurança a motociclistas
Luiz Alvez - Secom.
Vereador Juca do Guaraná (PTdoB).
A última semana marcou a capital mato-grossense nacionalmente, nos noticiários, um motorista que trafegava na Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, flagrou um motociclista quase ser engolido por uma “boca de lobo” aberta.
A cena foi registrada pelo celular, mas captou o momento que o motociclista caiu da moto. Ao tentar levantar a motocicleta, ele é sugado, mas consegue se salvar. A cena repercutiu em vários sites e TVs de jornais do país.

O fato atenuante é que tramita há um ano, na Câmara Municipal de Cuiabá , um projeto de autoria do vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B), que já prevê evitar acidentes como este , trata-se da obrigatoriedade em fechar as “bocas de Lobo” da cidade de forma adequada.

“É conhecimento geral que diversas “bocas de lobo” necessitam urgentemente de reparos em suas estruturas, pois se encontram em precárias condições de uso, fazendo do local cada vez mais insalubre aos moradores, pois há acúmulo de resíduos, principalmente em dias chuvosos, causando entupimentos e consequentes alagamentos”, explica o parlamentar.

Observa-se, na justifica da lei, que as calçadas são utilizadas por crianças, idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, enfatizando os portadores de deficiência visual e cadeirantes, bem como todo e qualquer cidadão que ficam sujeitos a acidentes, podendo ser um simples tropeço ou até mesmo a queda para dentro do equipamento, levando a graves lesões como consequências. Como o que aconteceu na última segunda feira.

“Infelizmente muitas vezes é preciso acontecer algo grave para atentarmos as necessidades da cidade, neste caso se fosse um criança ou uma pessoa de porte menor teria um desfecho trágico da situação”, diz Juca.

O projeto de Lei
Art. 1º- Serão instaladas, em todos os Bueiros (Bocas de Lobos) da cidade de Cuiabá, grades ou telas de proteção.
Art. 2º- Caberá a Prefeitura exigir da Concessionária de Águas e Esgotos (CAB-CUIABÁ), as instalações e manutenção das grades ou telas a que se refere o Art. 1°.
Art. 3º- Em sendo a Concessionária responsável pelos serviços citados, a mesma deverá arcar com todas as despesas decorrentes da execução da presente lei.
Art. 4º- Esta lei entra vigor na data de sua publicação.


Thaissa Magalhães



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
19/04 - Câmara continua com sessões remotas, mantém atendimento externo suspenso e servidores entram em sistema de rodízio
19/04 - Câmara de Cuiabá reabre prazo para pedidos de isenção da taxa do concurso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.