29/04/2015
Vereador Renivaldo faz parcerias para combater a Dengue
Assessoria de Gabinete
Ver. Renivaldo Nascimento

Cuiabá é mais uma vez cenário de atenção para casos de dengue. Segundo o Ministério de Saúde, através de dados divulgados em fevereiro, pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, Cuiabá é a capital brasileira com risco de epidemia.

Em todo o país, após o levantamento do Ministério, 18 capitais entraram na categoria de “Alerta”, quando são detectados de 1 e 3.9 focos de dengue para cada grupo de 100 prédios. Em Cuiabá, este índice chegou a 6.6, o que representa uma situação preocupante, enquadrada como Risco de Surto.

Diante destes fatos, o vereador Renivaldo Nascimento (PDT), que sempre busca parcerias para levar diferentes serviços à população, se uniu ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Rede de Supermercados Comper.

“Buscamos estas parcerias, pois sozinhos não conseguiremos realizar quase nada. Temos uma equipe de gabinete à disposição deste trabalho, visitando inicialmente 3 bairros e, agora outras equipes que vão trabalhar no entorno dos supermercados”, explicou o vereador.

O Centro de Zoonoses fez um trabalho de preparo junto aos funcionários da rede de supermercados, sobre como abordar e sensibilizar a população e detectar os locais em perigo para a proliferação do mosquito da dengue.

A Rede já vinha fazendo uma campanha interna de conscientização, junto aos seus colaboradores, mas agora o trabalho pôde se ampliar para a região onde estão instaladas suas lojas. Dentro de Cuiabá e Várzea Grande, 5 colaboradores de cada loja acompanharão os técnicos do CCZ no esforço de sensibilização da população.

José Augusto de Souza Silva, que é funcionário de uma das lojas de Cuiabá, foi capacitado e está animado com a iniciativa. “Estou empenhado para ajudar a baixar estes índices, já que Cuiabá é campeã nesses casos”, declarou.

A equipe do gabinete do vereador está terminando o levantamento dos terrenos baldios e áreas que podem ser foco de infestação do mosquito nos bairros São Mateus, Jardim Paulista e Dom Aquino. Estes bairros iniciaram a campanha, por terem sido os de maior reclamação por parte dos moradores.

Através da parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, a equipe do vereador faz um diagnóstico dos locais prioritários para limpeza e, os encaminha para que entrem no cronograma da escala da Secretaria Municipal.

A campanha está acontecendo e não tem prazo para sua conclusão e, as equipes do supermercado devem ir a campo nos próximos dias.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

Fotos Relacionadas