Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/04/2015
Adevair pede cumprimento de lei que cria grupos de Cururu e Siriri
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Adevair Cabral

Apesar de ter sido sancionada em 1992, a lei 2.963 que cria grupos folclóricos infantis de Cururu e Siriri em todas as escolas municipais de Cuiabá, não está sendo cumprida.

O vereador Adevair Cabral (PDT), procurado por diversas escolas que querem promover a tradição cuiabana junto a sua comunidade, encaminhou uma Indicação para que o Executivo Municipal execute a lei. O vereador afirma que não sabe o motivo do descumprimento, mas supõe “que o problema seja de ordem financeira, pois pessoas habilitadas a criar os grupos há. Talvez a maior dificuldade esteja em não conseguirem recursos para pagar os profissionais”.

A lei estabelece que os grupos sejam formados pelos alunos das escolas e, que os instrutores deverão ser recrutados junto às comunidades folclóricas do município. A lei não exige formação teórica e, está habilitado a instruir às crianças, aqueles que pertencerem a grupos folclóricos da Baixada Cuiabana, preferencialmente, com maior vivência prática na tradição.

“O Cururu e o Siriri são parte do nosso patrimônio e as crianças de hoje é que farão a cultura não acabar. Estimular o aprendizado dessas danças é o que vai manter nossa memória viva”, defende Adevair Cabral.

Segundo alguns gestores de escolas, em algumas delas, os professores de artes acabam tentando cumprir a lei, mas não tendo a vivência específica desta tradição, não conseguem ensinar especificamente a dança cuiabana, muitas vezes somente o Rasqueado.

A Indicação foi encaminhada ao Executivo no início do mês de março e, o vereador aguarda um posicionamento.



Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.