Início
NOTÍCIAS
14/05/2015
IDEB na porta das escolas incentiva pais a buscarem o melhor para os filhos, diz Nadaf
Assessoria de Gabinete - Ednei Rosa
Vereador Mario Nadaf

O vereador por Cuiabá do Partido Verde, Mario Nadaf, apresentou no ultimo de 29, propositura na Câmara Municipal de Cuiabá, onde determina que todas as escolas públicas municipais fixem, junto a sua entrada principal, painel exibindo o seu IDEB.

O Projeto de Lei objetiva tornar públicas as notas calculadas anualmente por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, mobilizando a sociedade e, especialmente, as famílias dos alunos, na busca de melhor qualidade da educação em nossas escolas.

Hoje esses dados são informados apenas em um site do Ministério da Educação, o que dificulta para os pais a busca por essa informação. Com a fixação da placa facilita que os pais busquem melhores instituições públicas para matricularem seus filhos. Essa medida, além de informar, poderá se reverter em estímulo à comunidade escolar pela constante melhoria dos índices verificados.

“Hoje sabemos que para encontrarmos melhor ensino para os nossos filhos precisamos pesquisar muito, e há escolas públicas de muita qualidade na capital, mas para que tudo isso seja mais fácil, esse projeto de lei vem trazer facilidade e confiança nos pais, e mais importante ainda incentiva os pais a buscarem qualidade de ensino e incentiva as escolas a melhorarem. Incentiva os alunos a quererem estudar em uma melhor escola e promover uma escola com melhor desenvoltura.” Diz Mario.

Assim como ocorreu em diversos municípios brasileiros, o projeto pretende informar melhor aos pais dos alunos, para que eles tenham um maior controle sobre a qualidade do ensino que as suas escolas oferecem, sendo necessário o apoio do poder legislativo e da sociedade para que, juntos, possam buscar soluções em torno de importante propositura.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Thaissa Magalhães - Assessoria de Imprensa

Contato: (65)3617-1554



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/04 - Indicação de vereador garante limpeza de área verde
21/04 - Vereador Eduardo Magalhães apresenta indicações solicitando serviços em bairros de Cuiabá
21/04 - Empreendedorismo feminino é incentivado com projetos de Maysa Leão
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.