20/05/2015
Visita pode trazer rapidez às obras de revitalização da Igreja Boa Morte
Assessoria de Gabinete
Lilo Pinheiro visita Igreja da Boa Morte

Nessa manhã de terça (19), estiveram reunidos na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, o vereador Lilo Pinheiro, senhoras da sociedade cuiabana, o Pároco padre Izaías Bernardo Monteiro e a equipe de projetos da prefeitura da Capital, para discutirem sobre as obras de revitalização do patrimônio.

O vereador  vem acompanhando a luta da comunidade que pede o olhar do poder publico para a igreja que é bicentenária. Neste contexto o vereador levou o Padre Izaias para que ele usasse a tribuna livre na Câmara Municipal de Cuiabá, além de apresentar indicações para que a igreja entrasse na lista de monumentos a serem revitalizados pelo prefeito dentro do Centro Histórico.

Lilo ainda observa a importância histórica e cultural da Igreja, bem como da praça. “Trata se um patrimônio histórico que a sociedade necessita. Aqui as principais famílias cuiabanas se formaram religiosamente, a família Borges, a Meireles, Torquato. Enfim, Vamos pedir destinação de Emenda para revitalizar este tesouro inestimado, e devolver esse presente a sociedade cuiabana.” Disse o parlamentar.

Dona Moema que é moradora da região do entorno da igreja Nossa Senhora da Boa Morte, disse que sua família sempre esteve presente nas missas, e sua formação e de tantos cuiabanos passam por essa igreja. Sua estrutura está muito danifica e pode vir a ruir e Moema frisa ainda que se os principais problemas forem resolvidos os demais podem esperar.

A Visita pode trazer rapidez às obras de revitalização da Igreja Boa Morte “De todos os problemas estruturais da igreja o mais importante é a umidade e depois o telhado, a restauração do galpão, e depois os problemas menores. Estamos juntos com a comunidade, esta mandando restaurar os santos o pároco mandou alguns recentemente.” Pontua a fiel.

Já o Superintendente do IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá) Benedito Libanio disse que esse ano “Se Deus quiser”, o prefeito Mauro Mendes consegue entregar esta obra que os cuiabanos tanto merecem.

A Igreja que fica localizada na Praça Dr. Antônio Correa, passou por uma restauração em 2004 e foi reinaugurada em 2010, porém, encontra-se em estado deplorável. A construção do prédio foi concluída em 1810 e, em 2004, ele foi fechado para restaurações, porque não apresentava condições de uso e colocava em risco a segurança dos fiéis.

Segundo Libanio com a união da comunidade, do poder público e do IPHAN, o prédio só tem a ganhar. Agora, os próximos passos são os de fazer uma vistoria e a reformulação do antigo projeto.

O superintendente, ainda analisa o que pode ser feito para ajudar o processo de andamento das obras, “Podemos contribuir na melhoria da estrutura, por ser uma igreja secular antiga, e sofre um processo natural de desgaste de sua estrutura, portanto vamos fazer uma vistoria técnica com maior tempo pra avaliarmos, vamos falar com o IPHAN e juntos podemos conseguimos construir uma solução pra cidade e vamos tentar resolver o problema da umidade”.

O prédio, em 1987, foi considerado patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sua  construção  foi concluída em 1810 e, em 2004, ele foi fechado para restaurações, porque não apresentava condições de uso e colocava em risco a segurança dos fiéis. De acordo com o padre, o projeto de reforma foi orçado em R$ 200 mil.

Thaissa Magalhães – Assessoria de Imprensa