02/06/2015
Vereador Arilson se reúne com secretário das Cidades e reforça luta por ciclovias
Assessoria de Gabinete
Ver. Arilson da Silva em reunião na Secid-MT

Com o objetivo de debater ciclovias em Cuiabá, o vereador Arilson da Silva (PT) se reuniu com o secretário estadual das Cidades, Eduardo Chiletto nesta segunda-feira (1º). Na ocasião, o vereador apresentou propostas de implantação de ciclovias na capital e solicitou a restauração de algumas já existentes. Esteve presente também o presidente da Associação dos Ciclistas de Cuiabá e Região (Acic), Alexandre Arruda.

Além de elencar os benefícios trazidos com a inclusão dos ciclistas na realidade do trânsito, foi destacada na reunião a necessidade de incentivar a população a praticar a pedalagem, não só como alternativa esportiva, mas como alternativa sustentável de locomoção. O vereador Arilson da Silva afirmou que as medidas tomadas pela secretaria reforçam a luta pela inclusão de ciclovias nas vias urbanas da capital.

Durante a reunião, o vereador Arilson da Silva entregou um ofício com duas sugestões de ciclovia para Cuiabá, uma na MT- 251 (Cuiabá – Chapada dos Guimarães) e outra na MT – 040 (Cuiabá – Santo Antônio). Outro ofício também foi entregue com o objetivo de solicitar a restauração da ciclovia situada na estrada parque entre Chapada dos Guimarães e o Mirante.

De acordo com o secretário das Cidades de Mato Grosso, Eduardo Chiletto, as propostas são de acordo com as necessidades das regiões e podem fazer parte das ações da secretaria após avaliação técnica de viabilidade. Chiletto destacou a importância das ciclovias para melhorar a mobilidade urbana.

“A reunião foi muito positiva, tivemos a oportunidade de partilhar ideias para incluir as ciclovias na realidade da nossa cidade e incentivar as pessoas a aderirem ao uso das bicicletas como meio de transporte. Nosso objetivo é somarmos forças para fazer de Cuiabá exemplo de inclusão e mobilidade sustentável”, afirma o vereador Arilson.

Segundo o presidente da Associação de Ciclistas de Cuiabá e Região, Alexandre Arruda, políticas públicas são necessárias para a inclusão dos ciclistas no trânsito para incentivar a prática da sustentabilidade, da inclusão e combate ao sedentarismo.

Como forma de valorizar os ciclistas, tramita na Câmara de Cuiabá o Projeto de Lei de autoria do vereador que inclui no calendário municipal o dia do ciclista. Outra iniciativa do vereador Arilson é o anteprojeto já entregue ao executivo determinando a implantação de ciclovias na capital.

Marcela Brito - Assessoria Vereador

Contato: (65) 96424976