Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/06/2015
Cuiabá conta com iniciativa contra obesidade
Divulgação
Excesso de Peso
Prevenir e tratar o excesso de peso são metas de Allan Kardec, Maurélio Ribeiro, Arilson da Silva e Néviton Fagundes

Cuiabá é a segunda capital com maior índice de obesidade no Brasil. Essa é a informação levantada pela pesquisa Vigitel Brasil 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Na pesquisa realizada no ano de 2013, Cuiabá ocupava o primeiro lugar do ranking. Visando a diminuir cada vez mais a obesidade em nosso município está sendo criada uma frente parlamentar para diminuir e evitar a obesidade.

Os vereadores que compõe a Frente Parlamentar de Debate e Controle da Obesidade são Maurélio Ribeiro (PSDB), Allan Kardec (PT), Arilson da Silva (PT) e Néviton Fagundes (PDT). Parlamentares que atuam como profissionais da saúde e da educação no sistema de ensino público, respectivamente. E acima de tudo, pessoas que se preocupam com a população do nosso município e estão atuando pela melhoria da qualidade de vida dos Cuiabanos.

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia do corpo, ocorre o acúmulo de gordura, resultando frequentemente em graves prejuízos à saúde. A doença atinge 30 milhões de brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haverá aumento na quantidade de pessoas com excesso de peso nos próximos anos.

Os principais fatores que causam a obesidade são ingestão excessiva de alimentos de alto valor calórico; falta de atividade física, a recomendação da OMS é que sejam feitos 150 minutos semanais; tendência genética, quando um dos pais é obeso, 50% dos filhos certamente serão; e, problemas hormonais, alteração nas funções das glândulas tireoide, suprarrenais e da região do hipotálamo.

O Índice de Massa Corporal é amplamente utilizado na avaliação do peso e altura de uma pessoa, a fim de saber o seu estado nutritivo. Sendo a medida adotada pela OMS, padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O produto da divisão do peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado é o IMC da pessoa. Quando o resultado fica entre 25 e 29,9 indica que o paciente está acima do peso; entre 30 e 34,9 mostra obesidade tipo 1; entre 35 e 39,9 aponta obesidade severa; e, acima de 40 mostra obesidade mórbida.

Cuiabá

Um a cada cinco moradores da Capital está obeso. Mais da metade da população com 18 anos ou mais, ou seja, 55% estão com excesso de peso. A cidade ocupa o segundo lugar do ranking nacional com 21% da população considerada obesa. Ambos os percentuais estão acima da médica nacional, sendo 52,5% e 18%, respectivamente.

A pesquisa também mostrou que Cuiabá tem um grande índice de pessoas com colesterol alto, sendo 15% da população. Além da hipertensão arterial, há outras doenças associadas ao excesso de peso como diabetes, problemas articulares, dificuldades respiratórias, apneia do sono, aumento do risco de embolia pulmonar e até alguns tipos de câncer.

Danna Belle - Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.